Presidente do Crea-AM recebe o Prêmio Mulheres das Águas na categoria Gestão Pública

Alzira Miranda é a primeira engenheira de pesca a comandar o Crea-AM (Foto: Reproduçãoo/RedesSociais)

A presidente do Crea-AM, engenheira de pesca Alzira Miranda, recebeu na noite desta terça-feira (25/3), em Brasília, o Prêmio Mulheres das Águas, na categoria Gestão Pública e Privada.

O reconhecimento é concedido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para destacar a atuação feminina no setor.

A premiação foi concedida por sua trajetória na área de engenharia de pesca incluindo a docência como coordenadora do curso de Engenharia de Aquicultura no Instituto Federal do Amazonas (Ifam) – campus Presidente Figueiredo.

Alzira Miranda é a primeira engenheira de pesca a presidir o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM). Durante a cerimônia, Alzira afirmou que a premiação valoriza o trabalho desenvolvido na área e mencionou sua trajetória profissional.

“Sou filha de um pescador e de uma dona de casa. Nunca imaginei que um dia estaria aqui. Me emocionei por dividir esse momento com outras mulheres que atuam na pesca e na aquicultura”, disse a professora.

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, explicou que o prêmio foi criado após um recadastramento da categoria, que apontou que 49% dos profissionais da pesca no Brasil são mulheres.

“O objetivo é dar visibilidade ao trabalho dessas mulheres e reconhecer sua importância no setor”, afirmou o ministro.

Graduada em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Alzira Miranda concluiu mestrado e doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Além da docência, integrou entidades como a Associação dos Engenheiros de Pesca do Amazonas (AEP-AM) e a Associação Feminina de Engenharia, Agronomia e Geociências do Amazonas (AFEAG-AM).

Antes de presidir o Crea-AM, ocupou cargos de conselheira federal suplente e coordenadora de programas voltados à engenharia e aquicultura.

A premiação também reconheceu outras profissionais do setor. Maria das Neves dos Santos venceu na categoria Pesca Artesanal – Águas Continentais, e Conceição Margareth da Silva Julião foi premiada na categoria Pesca Artesanal – Águas Marinhas.

Crea-AM,Alzira Miranda,aquicultura
Alzira Miranda é a primeira engenheira de pesca a comandar o Crea-AM (Foto: Reproduçãoo/RedesSociais)
  • Empréstimo de R$ 2,5 bilhões da Prefeitura de Manaus deve ser destinado para dez áreas
  • CMM aprova reforma administrativa da Prefeitura de Manaus; confira a mudança
  • Bolsa Família: entenda as mudanças para famílias unipessoais e quem teve o benefício cancelado
Adicionar aos favoritos o Link permanente.