Exército do Sudão toma aeroporto de Cartum dos paramilitares

Um veículo trafega por uma estrada paralela ao prédio danificado do Banco Central do Sudão, no bairro de Muqrin, em Cartum, em 22 de março de 2025

O Exército sudanês anunciou, nesta quarta-feira (26), que retomou o aeroporto de Cartum dos paramilitares das Forças de Apoio Rápido (FAR), após expulsá-los da maior parte da capital do país.

As tropas “protegeram totalmente” o aeroporto internacional, para onde os paramilitares das FAR enviaram combatentes desde o início do conflito em abril de 2023, disse o porta-voz do Exército Nabil Abdallah à AFP.

O Sudão está atolado em uma sangrenta guerra civil entre o Exército, liderado pelo general Abdel Fatah al-Burhan, e os paramilitares das FAR, liderados por seu ex-vice, o general Mohamed Hamdan Daglo.

O conflito deixou dezenas de milhares de mortos, segundo a ONU.

As Forças Armadas sudanesas lançaram uma operação para expulsar os paramilitares da capital, cujo controle perderam logo após o início da guerra, após retomarem o palácio presidencial na sexta-feira.

De acordo com uma fonte do Exército que pediu anonimato, as tropas também “cercaram a área estratégica de Jebel Awliya”, o último grande reduto mantido pelas FAR na região de Cartum, “pelo norte, sul e leste”.

O Exército também assumiu o controle de ambas as extremidades da ponte Manshiya, em Cartum, nesta quarta-feira, deixando para as FAR apenas a ponte Jebel Awliya para que se retirassem da área.

Em imagens compartilhadas nas redes sociais, moradores do centro de Cartum podem ser vistos comemorando a retirada dos paramilitares.

Em quase dois anos de guerra, o conflito matou milhares de pessoas e forçou mais de 12 milhões a fugir de suas casas.

Além de causar uma grave crise humanitária, o conflito dividiu este país empobrecido, com o Exército controlando o leste e o norte e as FAR controlando quase todo Darfur, no oeste, e partes do sul.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.