Do volante à propulsão elétrica: 5 carros que revolucionaram a mobilidade há mais de 100 anos

A inovação sempre impulsionou a indústria automotiva. Desde o início, muito antes dos carros modernos, invenções pioneiras transformaram a mobilidade, ao introduzirem tecnologias que pareciam futuristas na época, mas que hoje são comuns.

O volante, assim como a propulsão elétrica e híbrida, foi uma das inovações que surgiram há mais de um século, redefinindo a forma como os veículos são projetados e dirigidos. Desde os triciclos a vapor até os modelos elétricos, esses carros não apenas marcaram a história, mas também pavimentaram o caminho para o futuro da mobilidade.

Flocken Elektrowagen

Flocken Elektrowagen de lateral em foto em preto e branco é considerado o primeiro carro elétrico da história
[Foto:commons.wikimedia.org]

Criado por Andreas Flocken em 1888, o Flocken Elektrowagen é amplamente considerado o primeiro carro elétrico da história. Na época, os motores a combustão ainda estavam em desenvolvimento, e esse modelo demonstrou que a eletricidade poderia ser uma alternativa viável para o transporte há 137 anos.

Com uma estrutura de madeira e eixos de metal, ele trazia um um motor elétrico alimentado por uma bateria de chumbo-ácido. A potência estimada variava entre 0,7 e 1,1 cv, permitindo que o veículo se locomovesse de forma inovadora a uma velocidade de 15 km/h.

Lohner-Porsche Mixte

Lohner-Porsche Mixte vermelho parado de lateral com o fundo branco foi o primeiro carro híbrido da história
Lohner-Porsche Mixte [Divulgação]

Lançado em 1900, o Lohner-Porsche Mixte foi o primeiro carro híbrido do mundo. Desenvolvido por Ferdinand Porsche para a empresa austríaca Lohner, ele combinava um motor a gasolina com motores elétricos.

O sistema híbrido utilizava o motor a combustão apenas como gerador de energia, alimentando os dois motores elétricos instalados nas rodas dianteiras. Com 7 cv de potência, o modelo era capaz de atingir 56 km/h, um feito impressionante para a época.

Fardier de Cugnot

Fardier de Cugnot
Fardier de Cugnot [prewarcar.com]

Criado por Nicolas-Joseph Cugnot em 1769, o Fardier de Cugnot foi um dos primeiros veículos automotores da história. Projetado para transportar artilharia para o exército francês, o triciclo movido a vapor representou uma revolução ao substituir a tração animal por uma fonte mecânica de propulsão.

O funcionamento dependia de um caldeirão a vapor posicionado na dianteira, que gerava energia para os pistões, responsáveis por movimentar a roda dianteira. Por outro lado, sua estrutura grande e pesada dificultava o controle. Em 1771, o veículo colidiu contra uma parede, registrando o primeiro acidente de trânsito da história.

Panhard et Levassor Type A

Panhard et Levassor Type A preto parado de frente com árvores ao fundo foi um dos carros revolucionaram a indústria pela inovação
Panhard et Levassor Type A [bonhams.com]

Antes dos volantes, os carros eram controlados por alavancas. O Panhard et Levassor Type A, de 1894, foi o primeiro automóvel a incorporar um volante de direção, estabelecendo um novo padrão para a indústria automotiva.

Aliás, esse modelo também fez história ao participar da primeira corrida de automóveis do mundo, realizada entre Paris e Rouen em 1894. Além disso, o evento, organizado pelo jornal francês Le Petit Journal, contou com 102 inscritos, porém, apenas 21 conseguiram largar no percurso de 127 km.

Michelin Éclair

Michelin Éclair parado de lateral em foto preto e branco
Michelin Éclair [commons.wikimedia.org]

Lançado em 1895, o Michelin Éclair foi o primeiro carro a ser equipado com pneus pneumáticos (cheios de ar). Antes dele, os veículos utilizavam rodas de ferro ou pneus de borracha maciça, comprometendo o conforto e a aderência.

A revolução veio com a empresa Michelin, fundada por Édouard e André Michelin, que adaptou essa nova tecnologia para o automóvel. A equipetestou o Michelin Éclair na corrida Paris-Bordeaux-Paris, onde ele percorreu 1.200 km e demonstrou a eficiência dos pneus infláveis.

No entanto, se considerarmos apenas os pneus de borracha maciça, o primeiro carro a utilizá-los foi o Benz Patent-Motorwagen, em 1888. Desenvolvido por Karl Benz, esse veículo pioneiro possuía rodas equipadas com bandas de borracha criadas por John Boyd Dunlop, um dos precursores da indústria de pneus.

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