Tem carro elétrico? Saiba por que o reboque desse tipo de veículo não é igual ao convencional

Os carros elétricos têm ganhado destaque no mercado automobilístico devido à sua eficiência energética e menor impacto ambiental.  

​Em 2024, o mercado brasileiro de veículos eletrificados leves registrou o emplacamento de 177.358 unidades entre janeiro e dezembro, representando um aumento de 89% em relação às 93.927 unidades vendidas em 2023, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Diferentemente dos veículos a combustão, que contam com uma transmissão equipada com embreagem e ponto morto (neutro), os carros elétricos não possuem esse mecanismo. 

O ponto morto permite que a transmissão seja desacoplada do motor, deixando as rodas livres para girar durante o reboque sem causar danos ao sistema. 

Nos veículos elétricos, a função “N” (neutro) serve apenas para desconectar os freios do motor, permitindo que o carro seja empurrado por curtas distâncias até um local seguro, mas não para ser rebocado com as rodas no chão. 

Riscos associados ao reboque inadequado

Rebocar um carro elétrico com as rodas no chão pode acarretar sérios danos ao veículo. Isso ocorre porque, ao serem movimentadas, as rodas podem acionar o motor elétrico, que, por sua vez, funciona como um gerador, enviando energia de volta para a bateria. 

Esse processo inesperado pode causar superaquecimento do sistema elétrico ou até mesmo danos à bateria e aos componentes eletrônicos. 

Além disso, os sistemas de freios regenerativos presentes nos carros elétricos, responsáveis por converter a energia cinética em elétrica durante a frenagem, podem ser comprometidos se o veículo for rebocado de maneira inadequada. 

Nos modelos de tração dianteira, as rodas traseiras, embora não sejam motrizes, acionam o sistema de recuperação de energia durante as frenagens. Já nos de tração traseira, as rodas dianteiras desempenham essa função. Rebocar o veículo sem os devidos cuidados pode danificar esses sistemas essenciais. 

Procedimentos recomendados para o reboque de veículos elétricos

Devido às especificidades dos carros elétricos, os fabricantes recomendam que, em caso de necessidade de reboque, seja utilizado um guincho do tipo plataforma. 

Nesse método, o veículo é totalmente elevado e transportado sobre a plataforma do caminhão, garantindo que nenhuma das rodas entre em contato com o solo durante o transporte. 

Essa prática evita a movimentação indesejada das rodas e possíveis danos aos sistemas elétricos e de frenagem regenerativa. 

É essencial que os proprietários de veículos elétricos estejam cientes dessas recomendações e acionem serviços de reboque especializados e equipados para lidar com as particularidades desses automóveis. 

Seguir as orientações dos fabricantes e utilizar os métodos adequados de reboque são medidas fundamentais para garantir a integridade do veículo e a segurança de todos os envolvidos.​

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