Nova caminhonete monobloco da Volkswagen terá suspensão de Fiat Strada

Chevrolet, Fiat, Ford e Ram não serão as únicas marcas a oferecer uma caminhonete monobloco em nosso mercado. A Volkswagen está trabalhando em um novo utilitário para competir nesse segmento, sob a designação Projeto VW 247 ou também conhecido como Udara entre os fornecedores.

A nova caminhonete monobloco da Volkswagen está prevista para chegar ao nosso mercado no primeiro semestre do próximo ano, com produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Quando foi apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018, era chamada de Tarok. No entanto, há grandes chances desse nome mudar.

De acordo com apurações do site Autos Segredos, existem grandes possibilidades de o novo utilitário do fabricante ser chamado de Therion — curiosamente, o mesmo nome da banda de metal sinfônico formada em 1987, na Suécia – mesmo local onde foram obtidas as fotos pela publicação e realizadas pelo fotógrafo Stephen Hancock.

Nova caminhonete da Volkswagen [Stephen Hancock/Autos Segredos

Nova caminhonete monobloco já possui as medidas finais

As mulas, como são chamados os protótipos nessa fase de desenvolvimento, já revelam todas as medidas do modelo final da nova caminhonete monobloco da Volkswagen, incluindo comprimento, altura e entre-eixos. Algo que chama a atenção é o tamanho do entre-eixos e da porta traseira. A aposta é que tenha dimensões semelhantes às da Fiat Toro.

Apesar da camuflagem, a dianteira apresenta elementos próprios, como os faróis e a grade do radiador, que possui formato de colmeia. Capô e para-lamas não são do Tiguan. Outro detalhe é a suspensão traseira com eixo rígido e feixes de molas, uma configuração similar à da Fiat Strada, que garante boa capacidade de carga na caçamba.

Nova caminhonete da Volkswagen de traseira rodando sob forte camuflagem
Nova caminhonete da Volkswagen [Stephen Hancock/Autos Segredos

A nova caminhonete monobloco da Volkswagen utilizará a plataforma MQB A0, a mesma de Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e Tera. Sob o capô, estará o motor 1.5 eTSI EVO 2, conforme informações do Autos Segredos.

Motor

Esse propulsor já é utilizado pela Volkswagen no exterior e pode ser semi-híbrido, híbrido convencional, a combustão ou até híbrido plug-in. No Brasil, inicialmente, será oferecida a versão semi-híbrida. O motor será produzido em São Carlos, no interior de São Paulo.

Movido a gasolina (com potencial para se tornar flex), o propulsor entrega 150 cv e 25,5 kgfm. A potência é semelhante à do motor 1.4 turbo flex da VW. No entanto, o 1.5 eTSI EVO 2 incorpora um sistema elétrico de 48V, que substitui o motor de arranque e o alternador, fornecendo potência extra ao motor a combustão.

O sistema semi-híbrido será implantado na nova caminhonete monobloco para reduzir as emissões de gases poluentes e o consumo de combustível. Ao ser produzido no Brasil, o motor poderá se tornar flex e alcançar uma potência superior aos 150 cv declarados com gasolina, enquanto o câmbio será automatizada de dupla embreagem com sete marchas.

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