Volkswagen e BYD planejam fazer caminhonetes grandes e tirar o sono da Ford

Com o segmento de SUVs abarrotado de carros de todo quanto é tipo de tamanho, as marcas agora pretendem atacar a categoria das caminhonetes. Para isso, Volkswagen e BYD já têm em seus radares propostas de caminhonetes grandes para brigar com Ram 1500, Ford F-150 e Chevrolet Silverado.

A BYD começou recentemente a atuar no segmento de caminhonetes e precisa delas para que seus planos de invasão dos EUA se concretizem. O primeiro passo nesse sentido aconteceu com a Shark, que já está à venda no Brasil. Ela é uma caminhonete de porte médio com opção de motorização híbrida plug-in.

O segundo passo da BYD no segmento de caminhonetes se dará com um modelo intermediário. Recentemente flagrada, a suposta BYD Shark 3 será derivada diretamente do Song Plus e será concorrente de Ram Rampage, Fiat Toro e Ford Maverick. Ela é uma grande cotada para produção nacional.

Nova caminhonete da BYD sendo transportada
Nova caminhonete BYD [AutoHome]

A BYD ainda planeja um modelo menor, com porte de Fiat Strada, mas específico para o Brasil e alguns países onde o segmento de caminhonetes de pequeno porte pode fazer sentido, como Austrália. Mas a grande estrela será a Shark 9, uma caminhonete grande, feita para brigar de frente com Ram 1500, Ford F-150 e Chevrolet Silverado.

A caminhonete grande chinesa terá interior muito luxuoso, motorização híbrida e porte digno de um caminhão. A ideia é oferecer a motorização PHEV como grande diferencial e um acabamento ainda mais refinado do que o das versões mais caras dos modelos norte-americanos. 

BYD Shark branca de frente
BYD Shark [Auto+ / João Brigato]

Caminhonete grande da Volkswagen pode ter ajuda da Ford

Já a Volkswagen atacará o segmento com uma fórmula mais tradicional. A caminhonete grande da marca deve ser feita nos EUA, mas há rumores fortes de uma produção localizada na Argentina, junto da atual Amarok, com foco também em exportação. O modelo, contudo, pode ter ajuda da Ford.

Amarok Style [divulgação]

Vale lembrar que a nova geração da Volkswagen Amarok, vendida somente na África e Europa, não passa de uma Ford Ranger com modificações visuais para se passar por alemã. Volks e Ford contam com uma parceria para desenvolvimento de veículos elétricos e comerciais, onde uma pega modelo da outra, modifica e vende como se fosse seu.

O caminho mais curto para que a Volkswagen tenha uma caminhonete grande é partir da Ford F-150. Afinal, se a GM consegue manejar que GMC e Chevrolet vendam a mesma caminhonete com nomes e visuais diferentes, Ford e Volkswagen conseguem se entender com a F-150 e uma possível Grand Amarok. 

Conceito VW Atlas tanoak vermelha de traseira caminhonete volkswagen
Volkswagen Atlas Tanoak [divulgação]

Você acha que qual marca terá mais sucesso no segmento de caminhonetes grandes: BYD ou Volkswagen?


O post Volkswagen e BYD planejam fazer caminhonetes grandes e tirar o sono da Ford apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.