Lexus UX 300h é para quem deseja um híbrido fora do lugar comum de BMW e Mercedes-Benz | Avaliação

Há quem acredite que os 100% elétricos são o futuro, enquanto outros apostam nos híbridos pela possibilidade de rodar com gasolina ou etanol associado à eletricidade. Desde 1997, com o Prius, a Toyota investe nessa tecnologia, e a Lexus, sua divisão de luxo, seguiu pelo mesmo caminho em prol da eficiência e da baixa emissão de poluentes.

Com uma linha composta por utilitários esportivos, a Lexus oferece em nosso mercado opções híbridas tradicionais ou plug-in (PHEV) dos modelos UX, NX e RX. Lançado no Brasil inicialmente na configuração UX 250h, em 2019, o SUV compacto está atualmente disponível na versão UX 300h, com preços a partir de R$ 299.990.

Embora tenha sido mantido do UX 250h, o design exterior sem dúvidas é um dos atrativos em meio ao BMW X1 e ao Mercedes-Benz GLA. Além de ser um híbrido pleno, o Lexus também se destaca pelo preço mais competitivo em comparação ao GLA 200 Progressive (R$ 344.900) e ao X1 sDrive20i X Line (R$ 361.950).

Lexus UX 300h cinza parado de frente e visto do alto
Lexus UX 300h [Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Logo de cara, o UX 300h exibe um para-choque frontal com elementos verticalizados, enquanto a grade do radiador segue o desenho dos faróis Full LED, que contam com luzes de circulação diurna (DRL) em formato de “L”. Se a forma deve estar associada à função, a aerodinâmica foi cuidadosamente trabalhada para reduzir a resistência ao ar.

Esses elementos aerodinâmicos estão presentes nas molduras dos arcos de roda, na lanterna de LED contínua e recortada — que confere uma bela assinatura luminosa à noite — e no spoiler de teto. O coeficiente de arrasto do Lexus UX 300h é de 0,33, o que ajuda a cortar o ar e, consequentemente, a melhorar o consumo de combustível.

Lexus UX 300h cinza parado de traseira com casa ao fundo
Lexus UX 300h [Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Forma e função do Lexus UX 300h

Construído sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture) — a mesma utilizada em modelos da Toyota, como Corolla, Corolla Cross e RAV4 —, o Lexus UX 300h mede 4,49 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,52 m de altura e tem 2,64 m de entre-eixos.

Para comparar no segmento premium, são medidas próximas às do Mercedes-Benz GLA. A geração H247 do SUV alemão possui 4,41 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,61 m de altura e 2,72 m de entre-eixos. Com maior comprimento e largura, o UX 300h ainda se destaca por um design de personalidade mais marcante em relação ao modelo alemão.

Lexus UX 300h cinza parado de lateral com casa ao fundo
Lexus UX 300h [Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Apesar disso, o porta-malas do UX 300h acomoda apenas 268 litros, um ponto negativo, ficando atrás até de modelos como Fiat Argo e Volkswagen Polo, ambos com 300 litros de capacidade. Por outro lado, a tampa do compartimento de bagagens do Lexus é motorizada e pode ser aberta ao passar o pé sob o para-choque traseiro.

Ao entrar no habitáculo, a qualidade construtiva dos modelos da Lexus surge. O UX 300h é um carro que pode ser vestido rapidamente, com mínimos ajustes, afinal, a ergonomia da cabine mostra todos os comandos muito bem localizados à mão e acessados facilmente.

Carro para quem gosta de carro

Os modelos da Lexus não são apenas voltados para quem aprecia a parte técnica, mas também para aqueles que valorizam o conforto e a habitabilidade. O revestimento é um destaque à parte, com áreas macias ao toque, enquanto a qualidade dos materiais e o cuidado nos acabamentos saltam aos olhos.

Tudo é revestido, inclusive a lateral do console central, proporcionando mais conforto ao apoiar o joelho durante a condução. Os comandos dos vidros e retrovisores elétricos, do ar-condicionado de duas zonas e do volante têm acionamento suave, assim como o sistema de subida e descida dos vidros elétricos das quatro portas.

Interior do Lexus UX300h
Lexus UX 300h [Auto+ / Rafael Pocci Dea]

A coluna de direção conta com ampla regulagem elétrica de altura e profundidade. À frente do motorista, o novo quadro de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas oferece três opções de layout — o mesmo tamanho do multimídia, com Android Auto por cabo e Apple CarPlay sem fio. O UX 300h ainda dispõe de entradas USB e carregador por indução.

Além do quadro de instrumentos totalmente digital, a cabine traz novidades nos comandos das portas e na alavanca seletora de marchas, com acionamento leve. O conforto também é evidenciado pelo design dos bancos, que oferecem ótimo suporte para a região lombar e as costas, além de contarem com aquecimento e ventilação.

Apesar de todas as qualidades construtivas internas, quem viaja na segunda fileira de bancos encontra um espaço apenas suficiente para as pernas e os joelhos. Os 2,64 m de entre-eixos são exatamente os mesmos do Toyota Corolla Cross e menores que os 2,70 m do Corolla sedan, por exemplo.

Condução silenciosa

O Lexus UX 300h estreou a quinta geração do sistema híbrido, que combina um motor 2.0 16V aspirado — com duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape — de 152 cv e 18,8 kgfm, com um motor elétrico dianteiro de 112 cv e 20,6 kgfm. Juntos, entregam 198 cv combinados.

Ou seja, mais que os 184 cv combinados do modelo antecessor. Esse híbrido pleno prioriza o uso da eletricidade, garantindo maior eficiência quando se conduz com o pé leve no acelerador, regenerando a energia constantemente. Ao exigir mais desempenho, o motor a combustão entra em ação, e essa transição é facilmente perceptível pelo motorista.

Motor do Lexus UX 300h
Lexus UX 300h [Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Mesmo com um excelente isolamento acústico, em acelerações plenas o ruído do motor 2.0 16V ainda invade a cabine. O motor elétrico auxilia nas ultrapassagens, enquanto a transmissão CVT contribui para um desempenho eficiente. O UX 300h acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos (0,4 segundo mais rápido) e atinge uma máxima de 177 km/h. 

A forma de conduzir o Lexus UX 300h pode ser ajustada por meio dos modos de condução selecionáveis pelo comando ao lado do quadro de instrumentos. Estão disponíveis as opções Eco, Normal, Sport e EV, cada uma com características bem definidas. O primeiro prioriza as respostas mais suaves, enquanto o Sport proporciona uma experiência mais dinâmica.

Seletor de modos de condução do Lexus UX 300h
Lexus UX 300h [Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Lexus UX 300h é plantado no chão

A dinâmica do Lexus UX 300h é garantida pelo baixo centro de gravidade, aliado ao conjunto de suspensões. Na dianteira, o modelo adota arquitetura McPherson, enquanto na traseira conta com um sistema independente de braços sobrepostos. A calibração merece elogios pela forma como filtra e absorve as irregularidades do piso, mesmo com as rodas de 18 polegadas.

Elas são calçadas com pneus de medidas 225/50, e o perfil 50 contribui para o trabalho eficiente das suspensões, garantindo um excelente nível de conforto para os ocupantes. Mesmo ao rodar por vias mal pavimentadas ou ao transpor lombadas mais altas, em nenhum momento o conjunto apresentou batidas secas no fim do curso. 

Lexus UX 300h [Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Dinâmico nas curvas e com pouca rolagem da carroceria, o Lexus UX 300h tem 16 cm de altura em relação ao solo, com ângulos de entrada e saída de 14º e 17º, respectivamente. No entanto, é preciso atenção ao transpor rampas e valetas para evitar que a dianteira raspe.

Consumo e segurança

O Lexus UX300h oferece uma autonomia livre de emissões quando tracionado pelo motor elétrico. A quinta geração do sistema híbrido trouxe uma nova bateria com 60 células de íons de lítio, que substituiu a anterior de metálico de níquel. O conjunto vai instalado sob o banco traseiro. 

Mas quem compra um híbrido tem interesse no consumo de combustível. Segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o UX 300h alcança médias de 17,3 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada. Além desse atributo, o modelo da Lexus se destaca também pelo alto nível de segurança oferecido aos ocupantes. 

Lexus UX 300h [Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Entre os destaques do pacote de segurança, estão o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que opera em todas as velocidades — enquanto no UX 250h era acionado apenas a partir de 40 km/h —, frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, farol alto automático, monitoramento de saída involuntária de faixa e oito airbags. 

Além desses recursos de segurança, o modelo ainda conta com o sistema Safety Exit Assist. Ele monitora os arredores do veículo e emite um alerta caso identifique algum perigo ao desembarcar, reconhecendo ciclistas, motociclistas e pedestres. Para evitar acidentes, as portas permanecem travadas enquanto houver risco.

Lexus UX 300h [Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Veredicto

A Lexus pode não ter a mesma reputação de BMW e Mercedes-Benz em nosso mercado, mas a divisão de luxo da Toyota é reconhecida mundialmente por seus carros extremamente bem construídos e agradáveis de dirigir. É como sempre digo: “Lexus é carro para quem gosta de carro”.

A inclusão da quinta geração do sistema híbrido fez bem ao UX 300h, tornando-o mais ágil. Além disso, sua menor altura em relação ao solo, permite contornar curvas de forma mais dinâmica. É a escolha ideal para quem busca um híbrido fora do lugar comum e não está preocupado com a revenda. De acordo com a marca, a garantia é de 10 anos.  

Lexus UX 300h parado de dianteira e lateral
Lexus UX 300h [Auto+ / Rafael Pocci Dea]

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