Editorial: Carnaval foi bom, mas pode melhorar

Passada a folia de Momo, é hora de guardar as fantasias e voltar-se à mesa para planejar o próximo ano. A avaliação da prefeitura de Laguna é que o Carnaval deste ano foi positivo, mas é preciso furar a bolha e pensar além disso. Nos últimos anos, o discurso tem sido sempre o mesmo, que a folia foi boa, e fica por isso mesmo. 

Não se pode fechar os olhos à realidade. É preciso reconhecer que nem mesmo o domingo de Carnaval já não é mais o mesmo. A Pracinha, responsável por atrair dezenas de milhares de foliões, tem diminuído nos últimos anos o público, ainda que consiga lotar as avenidas por onde passa o trio elétrico.

Reconhecida por ter uma das maiores festas do Sul, a cidade de Laguna precisa estudar os erros, analisar as falhas e planejar a festa com antecedência. Se tornou constante que as licitações para a contratação das estruturas sejam lançadas na praça às vésperas da folia, causando preocupação se teremos o melhor trio ou a quantidade de banheiros químicos necessária para o folião.

O Carnaval não pode ser tratado apenas como um evento que se repete todo ano. É preciso buscar uma evolução, ouvir opiniões de vários setores, isso inclui a imprensa da cidade, o vendedor ambulante, a rede hoteleira, o setor imobiliário, todos os que direta ou indiretamente se beneficiam da festa.

Pescaria Brava, cuja tradição carnavalesca se resume ao tradicional Bloco do Pereira e os bailes que ainda ocorrem, fez em uma tarde e às pressas um Carnaval Cultural e mostrou que, de forma simples, pode se fazer a folia. Se a festa continuar por lá, estaremos vendo surgir uma opção para a Terça de Momo, com um detalhe: as atrações foram pinçadas em Laguna. 

Há anos, se ouve que o planejamento do próximo ano começa na Quarta de Cinzas, mas a prática mostra que não é bem assim. O desfile das escolas de samba é uma necessidade para 2026, a contratação de uma pesquisa séria que avalie e calcule o público do Carnaval também, assim como a remodelação da folia com base no que pensa o trade turístico, empresarial. Por isso, o principal é planejar com antecedência. Do contrário, seguiremos – de camarote – vendo as cidades vizinhas e até de outros estados obtendo nota 10 no quesito organização. 

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