Volkswagen produzirá Nivus e T-Cross híbridos na fábrica Anchieta, em São Paulo

A eletrificação passou a ser um caminho sem volta, e a Volkswagen produzirá os SUVs Nivus e T-Cross com tecnologia híbrida na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista.

Ambos os utilitários esportivos serão construídos sobre a nova plataforma MQB Hybrid. Com a introdução da tecnologia híbrida, os modelos T-Cross e Nivus terão dimensões maiores em relação à geração atual, que passou por atualizações no ano passado.

Mesmo assim, eles permanecerão no segmento de SUVs compactos. Atualmente, o T-Cross parte de R$ 119.990, enquanto o Nivus inicia em R$ 143.490. Segundo o site Autos Segredos, a nova geração do T-Cross terá lançamento previsto para 2027, e o SUV-cupê Nivus, chegará ao mercado em 2028.

Propulsão híbrida no T-Cross e no Nivus

Embora recebam mudanças futuramente, o T-Cross seguirá como um SUV tradicional, enquanto o Nivus manterá sua carroceria no estilo coupé. A transferência da produção do Virtus para a fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, faz parte da estratégia da Volkswagen para viabilizar a fabricação do T-Cross em São Bernardo do Campo (SP).

A mudança da linha de produção do Virtus também abrirá espaço para a chegada da nova caminhonete da Volkswagen, conhecida como Projeto VW 247 ou Udara. O utilitário contará com o sistema híbrido leve (MHEV) de 48V combinado ao motor 1.5 TSI flex.

Tarok
Volkswagen Tarok [divulgação]

Esse motor, da família EA211 — que atualmente inclui os propulsores 1.4 e 1.0 tricilíndrico —, também equipará o T-Cross e o Nivus. O 1.5 TSI opera no ciclo Miller, permitindo que as válvulas de admissão permaneçam abertas durante a fase de compressão dos pistões.

Com o uso do turbo, o compressor empurra a mistura ar/combustível de volta aos cilindros, aumentando a eficiência do motor. Na versão a gasolina, são 150 cv e 25,5 kgfm. No entanto, com o sistema flex, os números de potência e torque devem ser ainda maiores.

Nivus Highline Outfit azul turbo de frente com rodas pretas em um estacionamento com prédios ao fundo
Volkswagen Nivus Highline Outfit [Auto+ / João Brigato

A confirmação do sistema PHEV

A Volkswagen confirmou que o T-Cross e o Nivus terão o sistema híbrido plug-in (PHEV) em trabalho ao conjunto ao propulsor 1.5 TSI. O câmbio não será mais o automático de seis marchas, mas sim um automatizado de dupla embreagem com sete velocidades.

Na Europa, o motor 1.5 TSI é combinado ao sistema híbrido plug-in (PHEV) com duas unidades elétricas — uma atuando como gerador e a outra de tração. A potência combinada chega a 204 cv, e a energia é armazenada em uma bateria com capacidade entre 10,6 e 19,7 kWh.

Volkswagen T-Cross Comfortline azul de traseira em um gramado com uma casa ao fundo
Volkswagen T-Cross Comfortline [Auto+ / João Brigato]

Além disso, não será surpresa se a Volkswagen optar por também introduzir um sistema híbrido convencional (HEV) no motor 1.5 TSI, elevando sua potência para algo entre 170 cv e 180 cv. Do montante de R$ 16 bilhões que a marca destinará ao Brasil, a fábrica Anchieta ficará com R$ 7,2 bilhões destinados a nova plataforma e aos dois novos SUVs da marca.

Quais são as suas expectativas para a tecnologia híbrida da Volkswagen? Compartilhe a sua opinião nos comentários!


O post Volkswagen produzirá Nivus e T-Cross híbridos na fábrica Anchieta, em São Paulo apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.