5 absurdos que farão você perder a moral quando falar de carro 

Todo mundo tem um amigo que acha que sabe tudo sobre futebol, política ou carro. Mas na verdade é ele quem fala os maiores absurdos. Se você não tem um amigo assim, talvez o amigo seja você. Mas assim como todo ano perdoamos o tio do pavê, também podemos fazer isso por aquele seu amigo ou por você.  

Por isso separamos cinco absurdos que você não deve falar quando o assunto for carro, para não acabar com sua moral na roda de amigos ou para não passar vergonha na internet. Mas se você cometeu esses erros até agora não precisa ficar chateado? Quem nunca errou? O importante é daqui para frente.  

E lembre-se sempre pessoas inteligente e que entendem do assunto têm dúvidas. Os desprovidos de neurônios que são sempre convictos. Algumas coisas são verdades absolutas, mas a maioria não é.  

5 erros que acabam com a sua credibilidade sobre carros

1 – Falar a SUV

Hyundai Creta Ultimate cinza de frente - Curiosidades carros
Hyundai Creta Ultimate [Auto+ / João Brigato

Quando o assunto é SUV, não há espaço para liberdade poética. Sendo assim, sempre será “o SUV”. Afinal, SUV vem do termo em inglês “Sport Utility Vehicle (veículo utilitário esportivo na tradução direta). Como se trata de um veículo, que é um substantivo masculino, SUV deve ser tratado no masculino seguindo o gênero da palavra.  

Se você não quer ficar sem moral ao falar de carros na internet ou em uma roda de amigos sempre diga “o SUV”. Mas é o Jeep Compass? O SUV. E o Hyundai Creta? O SUV. Tudo bem se na sua cabeça faz mais sentido falar a SUV, ao invés de o SUV. Na minha cabeça ‘losângulo’ faz muito mais sentido que losango. Mas não é por isso que vou falar errado. 

2 – Dizer que todo carro com tração integral é off-road 

Curiosidades carros
Audi A5 [divulgação]

Sem dúvidas o Audi A4 Quattro ou A5 Quattro não são os tipos de carros que você gostaria de encarar uma trilha. Muitos modelos da Audi contam com a famosa tração quattro para entregar um carro mais grudado no chão. É por isso que sentimos tanto os carros da fabricante alemã na mão.  

Claro que outros fatores relacionados a mecânica e engenharia também contribuem para isso. Mas esse é só um exemplo muito didático de que nem todo carro com tração integral é off-road. Muitos são voltados para performance na pista, um desempenho mais esportivo e até para entregar mais estabilidade em velocidades mais altas.  

Porém, mesmo que estivéssemos falando um SUV 4×4, ainda assim, ele poderia não ser um off-road raiz, e encarar apenas trilhas leves. Quem compra um BMW X1 xDrive para bater na estrada de terra? Ou um Mercedes-Benz GLC 4 Matic? O que é diferente de um Ford Bronco Sport ou um Jeep Wrangler Rubicon.  

3- Dizer que todo aerofólio melhora a aerodinâmica  

Aerofólio do Hyundai Elantra N TCR Edition azul com fundo escuro
Hyundai Elantra N TCR Edition [Divulgação]

É verdade que o aerofólio nasceu para oferecer mais aerodinâmica ao carro. Porém, o item se popularizou tanto que acabou se tornando também um elemento estético. Se nos pedirem para descrevermos um carro esportivo, certamente o aerofólio seria uma das primeiras coisas que citaríamos.  

Porém, se ele for agregado apenas como um acessório ele pode prejudicar causando um desequilíbrio aerodinâmico e ser só um peso extra. Dezenas de cálculos precisam ser feitos para que o aerofólio melhore a aerodinâmica no carro. Tamanho, ângulo, peso, espessura. Quando falamos de performance, tudo conta.   

4- Falar que carro com motor 1.0 não anda  

Imagem mostra Hyundai HB20 - Um dos carros mais econômicos do Brasil
Hyundai HB20 Limited Plus [Auto+ / João Brigato]

“Ah, mas motor 1.0 não anda nada”. Muitos que falam essa frase colocam os aspirados e turbos no mesmo balaio. Por isso é preciso evoluir com o tempo. Se olharmos para os motores 1.0 aspirados dos anos 90 e 2000 de fato o desempenho é bem pacato. No entanto, se considerarmos os carros atuais, o desempenho de um motor 1.0 três-cilindros mesmo que aspirado não são tão moles assim.  

O motor 1.0 Kappa da Hyundai é um bom exemplo. Eles podem até demonstrar mais esforço em uma subida ou retomada. Mas se saem bem na cidade e até na estrada depois que embalam. Já os 1.0 turbo têm um desempenho realmente interessante. Como o 1.0 turbo da Hyundai de 120 cv, o 1.0 turbo da VW de 128 cv, ou 1.0 turbo da Fiat de 130 cv. 

5- Dizer que carro francês não é confiável 

Peugeot 2008 Active prata de frente em um estacionamento ensolarado
Peugeot 2008 Active [Auto+ / João Brigato]

Mesmo com a grande evolução dos carros da Peugeot e Citroën, muitas pessoas ainda torcem o nariz para marcas francesas. Isso inclui, até a Renault. Mas essa é uma opinião extremamente superficial e mostra o quanto o conhecimento de tal pessoa é raso sobre o mundo automotivo.  

Na indústria automotiva há um verdadeiro escambo entre as marcas do mesmo grupo e até de grupos diferentes. Peugeot e Citroën usam dentre os outros componentes, o mesmo motor da Fiat, que é uma marca consolida no nosso mercado. O motor 1.3 turbo do Renault Duster, por exemplo, é compartilhado com ninguém menos que a Mercedes-Benz.  

Tudo bem você não gostar dos carros da Peugeot. Mas cuidado com o que você vai criticar para duas frases depois não estar rasgando elogios para os mesmos componentes só que com a etiqueta da Fiat. Saiba do que está falando para criticar com propriedade e não perder a sua credibilidade.  

Quais outros absurdos você já ouviu de quem acha que entende tudo de carro? Conte para nós nos comentários.  


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