“Comunicação interna” assume o topo dos maiores desafios das empresas

Empresas brasileiras estão cada vez mais atentas à necessidade de estruturar departamentos de comunicação interna. O Relatório de Tendências de Gestão de Pessoas 2025, produzido pelo Great People & GPTW, mostra que esse tema foi o maior desafio para as áreas de Recursos Humanos em 2024, superando inclusive questões como saúde mental e desenvolvimento de liderança.

A pesquisa, que contou com mais de 2.100 respondentes, também revelou que 33% das empresas consideram a comunicação interna como o principal obstáculo a ser superado. Isso se reflete em diversos aspectos da gestão corporativa, incluindo o aumento no turnover voluntário, que cresceu em 39% das organizações entrevistadas.

Comunicação Interna e retenção de talentos

Daniela Diniz, diretora de Conteúdo e Relações Institucionais do Great Place To Work, destaca que a falta de uma comunicação eficiente gera impactos. “Temos dores crônicas nas organizações que, ano após ano, vêm consumindo a energia, o tempo e boa parte dos investimentos das áreas de pessoas. E, se por um lado é natural que temas como o desenvolvimento da liderança e a comunicação interna sejam o centro das atenções nas empresas, por outro lado, o foco dado a esses assuntos parece não permitir que a área de RH olhe para outros aspectos fundamentais do negócio”, afirma.

A falta de uma comunicação estruturada tem consequências diretas no engajamento dos colaboradores. O relatório aponta que empresas que limitam a flexibilidade e adotam modelos mais engessados de trabalho enfrentam maiores dificuldades na retenção de talentos. “Ao criar políticas mais engessadas, menos inclusivas e limitar a flexibilidade, o desafio do engajamento pode ser intensificado. Especialmente porque a Geração Z vem aumentando no quadro de funcionários e a ela é atribuído o principal gargalo quando falamos em comprometimento com o trabalho”, ressalta Daniela Diniz.

Tecnologia como aliada na comunicação interna

Outro ponto de atenção é a baixa atenção dada à Inteligência Artificial (IA) como ferramenta para otimizar processos de comunicação interna. O estudo revela que 15% dos entrevistados admitiram não ter conhecimento sobre o assunto e que quase 60% das empresas não realizaram treinamentos relacionados à IA. Isso reforça a necessidade de um olhar mais atento para as inovações tecnológicas dentro das corporações.

É por isso que para 2025, o estudo aponta que a comunicação interna continuará entre as prioridades das empresas, juntamente com a saúde mental e o desenvolvimento de lideranças. A tendência é que as organizações passem a estruturar melhor seus departamentos de comunicação interna. Assim, apresentando soluções mais eficazes para garantir que informações estratégicas cheguem de maneira clara a todos os colaboradores.

Leia mais notícias na BM&C News.

O post “Comunicação interna” assume o topo dos maiores desafios das empresas apareceu primeiro em BMC NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.