Toyota cria novo combustível portátil – e que vem na garrafa!

Desde 2015 já foram vendidas mais de 50 mil unidades do Toyota Mirai, no entanto muitos proprietários recorreram à justiça por não terem facilidade no abastecimento. A solução apresentada pela marca japonesa foi a criação de um novo combustível portátil em garrafas, ou melhor cartuchos. 

Novo combustível portátil que vem na garrafa - Foto: Divulgação
Novo combustível portátil que vem na garrafa – Foto: Divulgação

 

Conheça o novo combustível portátil que vem na garrafa da Toyota

Os cartuchos de energia portáteis contornam a principal dificuldade dos veículos de hidrogênio: a falta de uma rede de abastecimento. Sua popularização pode contornar a necessidade de uma infraestrutura de reabastecimento cara, complexa e fruto da dor de cabeça dos proprietários do Mirai.

Os veículos movidos a hidrogênio utilizam uma célula de combustível. Nesse sistema, as células realizam reações físico-químicas que geram eletricidade para fazer o motor funcionar. 

Desenvolvidas pela Woven, subsidiária de mobilidade da Toyota, as garrafas de hidrogênio passaram por um processo de aprimoramento desde seu protótipo em 2022. Agora são mais leves, compactos e fáceis de se transportar, assemelhando-se às pilhas utilizadas nos aparelhos, só que um pouco maiores.

Ao contrário dos veículos elétricos, que podem levar horas para recarregar, os cartuchos de hidrogênio da Toyota oferecem uma fonte de energia intercambiável. Os motoristas podem substituir as garrafas vazias por cheias de forma rápida e fácil, eliminando um longo tempo de espera. 

E não só os veículos vão usar a tecnologia no futuro. A empresa japonesa visualiza um futuro em que este sistema vai alimentar uma variedade de dispositivos, desde fogões até residências inteiras. 

O hidrogênio tem a capacidade de ser usado como combustível ou fonte de energia para células de combustível, como as presentes no Mirai. 

"Garrafa" de hidrogênio - Foto: Divulgação
“Garrafa” de hidrogênio – Foto: Divulgação

Capacidade

Embora a Toyota não tenha divulgado a capacidade exata de armazenamento de hidrogênio em cada cartucho, as imagens revelam um volume de 4,7 litros e pressão de 525 bar, o que equivale a 161 gramas de hidrogênio a 32 graus Celsius. 

Para efeitos de comparação, o Mirai tem capacidade de 5,65 kg, o que exige um 35 cartuchos para um abastecimento completo.

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Toyota Battery

Para dar sequência ao seu ambicioso plano, a Toyota adquiriu a Primearth EV Energy (PEVE) em outubro de 2024 e mudou seu nome para Toyota Battery, com uma cerimônia.

“Não é preciso dizer que contribuiremos para a estratégia multivias com baterias para HEVs (veículos elétricos híbridos), PHEVs (veículos elétricos híbridos plug-in) e BEVs (veículos elétricos a bateria), bem como baterias secundárias para veículos com célula de combustível. 

Além disso, queremos explorar todas as formas possíveis de apoiar o compromisso da Toyota em desenvolver veículos com motor a hidrogênio, incluindo o potencial das baterias para estender o alcance de cruzeiro ou reduzir o tamanho do tanque de combustível”, disse o presidente da Toyota Battery Masamichi Okada.

Ainda não há previsão para a popularização do sistema, bem como a oferta para os consumidores. 

Leia também: SUV da Hyundai testará hidrogênio renovável no Brasil

 

 

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