Lula embarca para acompanhar posse do novo presidente do Uruguai


Yamandú Orsi inicia neste sábado, em Montevidéu, o mandato de cinco anos. Lula faz primeira viagem internacional de 2025. Presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, e o presidente Lula.
Ricardo Stuckert/ Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na tarde desta sexta-feira (28) para Montevidéu, onde participará da posse de Yamandú Orsi como presidente do Uruguai.
A cerimônia está marcada para este sábado (1º). Orsi, eleito pelo grupo de esquerda Frente Ampla, governará o país pelos próximos cinco anos, até 2030.
A viagem ao Uruguai é o primeiro destino internacional de Lula em 2025 e a primeira vez que ele sai do Brasil desde que passou por uma cirurgia, em dezembro. O último compromisso no exterior foi justamente no Uruguai, uma reunião de cúpula do Mercosul.
A próxima viagem internacional de Lula será no final de março, um giro por Japão e Vietnã.
Saiba quem é Yamandú Orsi, candidato à presidência do Uruguai
Reforma ministerial
Segundo sua assessoria, Lula tem previsão de retornar a Brasília no sábado e permanecer na capital durante o carnaval. O presidente viaja logo após anuncia a escolha da deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) como nova ministra das Relações Institucionais.
A parlamentar, que preside o PT desde 2017, substituirá Alexandre Padilha, deslocado por Lula para o Ministério da Saúde, no lugar de Nísia Trindade.
Gleisi e Padilha tomarão posse no próximo dia 10 de março. Gleisi será a responsável pela articulação política do governo junto ao Congresso Nacional.
Lula confirma demissão de Nísia e abre Reforma Ministerial
Mercosul
A vitória de Orsi, um político de esquerda, garante a Lula um aliado na região, em especial no Mercosul. Além de Brasil e Uruguai, o bloco reúne Argentina e Paraguai, países governados por presidentes conservadores.
Em novembro de 2024, logo após ser eleito, Orsi visitou Lula no Palácio do Planalto. Na ocasião, defendeu a integração regional e se mostrou otimista com o avanço das tratativas para implementar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
Yamandú Orsi é eleito presidente do Uruguai
Orsi afirmou que um dos temas tratados foi o Mercosul, bloco que também é formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia. O presidente eleito demonstrou otimismo com o futuro da relação com países europeus.
Nesta semana, Lula e Orsi participaram de videoconferência com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchéz, e os presidentes do Chile, Gabriel Boric, e da Colômbia, Gustavo Petro, para discutir a defesa da democracia e o combate à desinformação.
Novo presidente do Uruguai
Yamandú Orsi, 57 anos, substitui na presidência do Uruguai o político conservador Lacalle Pou, que governou o país nos últimos cinco anos.
Orsi foi professor de história e ex-governador do departamento (espécie de Estado) de Canelones, o segundo maior do Uruguai.
Orsi foi eleito no ano passado pela Frente Ampla e teve a campanha apoiada pelo ex-presidente José Pepe Mujica, amigo de Lula. O novo presidente é considerado um pupilo político de Mujica.
Entre suas promessas da campanha eleitoral, Orsi tocou em temas como causa ambiental, apoio aos pequenos produtores e inclusão social.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.