Lula escolhe Gleisi Hoffmann para a Secretaria de Relações Institucionais; presidente do PT volta à Esplanada após 11 anos

O Governo Federal anunciou oficialmente a escolha da presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

A pasta era comandada por Alexandre Padilha (PT) em todo o governo Lula III, mas o ministro foi indicado para o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade, demitida nesta semana.

Hoffmann ficará responsável pela articulação política do governo no Congresso Nacional, que tem enfrentado problemas e críticas. A posse da nova ministra está marcada para 10 de março.

Gleisi Hoffmann de volta após 11 anos

Hoffmann é deputada federal pelo Paraná (PR) e presidente do PT desde 2017. Antes da indicação atual, a deputada já ocupou o cargo de ministra da Casa Civil no primeiro mandato de Dilma Rousseff, entre 2011 e 2014.

De acordo com a Reuters, Lula voltou a considerar a deputada para o cargo sob a alegação de que ela teria chance de mostrar que é uma boa negociaciadora, apesar da resistência de aliados.

*Com reuters

Adicionar aos favoritos o Link permanente.