Governo suspende exigência de data de validade impressa em ovos

O Ministério da Agricultura decidiu suspender a obrigatoriedade de marcação da data de validade na casca dos ovos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (28/2).

A medida, que entraria em vigor em 5 de março, gerou polêmica e foi revogada para permitir um debate mais amplo com a sociedade e o setor produtivo.

Pequenos produtores reclamam que a exigência aumentaria os custos e poderia tirá-los do mercado, especialmente em um momento de alta no preço dos ovos.

A crise foi agravada pelo aumento das exportações brasileiras devido à queda na produção dos Estados Unidos, impactada pela gripe aviária.

O tema ganhou repercussão nas redes sociais, e a bancada do partido Novo na Câmara dos Deputados apresentou um projeto para barrar a norma, alegando que ela feria os princípios da liberdade econômica.

Inicialmente, o governo havia prometido flexibilizar a regra para pequenas granjas. Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, muitos países já adotam a marcação na casca dos ovos.

No entanto, para evitar prejuízos aos pequenos produtores, a medida foi suspensa para todos os segmentos. Agora, o governo pretende discutir novas soluções para garantir a qualidade do produto sem prejudicar o setor.

Leia Mais:

  • Mutirão ajudará brasileiros a renegociar dívidas em março; saiba como participar
  • Governo do Amazonas paga promoções para cinco mil servidores da Saúde
  • Maior empresa de pesquisas eleitorais do mundo compra o Ipec, ex-Ibope
Adicionar aos favoritos o Link permanente.