Damon Albarn, Kate Bush e mais 1.000 artistas lançam álbum em protesto à IA

Damon Albarn, Kate Bush, The Clash e mais 1.000 artistas lançam álbum de protesto contra IA
Imagens: Divulgação

A reação dos músicos britânicos foi rápida e impactante. Depois que o governo do Reino Unidos propôs uma mudança na lei de direitos autorais para favorecer empresas de IA (inteligência artificial), nada menos que 1.000 artistas do país se uniram para um álbum de protesto.

Intitulado Is This What We Want?, o disco teve o apoio de nomes de peso como Damon Albarn (Blur e Gorillaz), as cantoras Kate Bush e Annie Lennox, bandas como The Clash, Jamiroquai e Pet Shop Boys, além do super premiado compositor alemão Hans Zimmer.

Só que nenhum desses artistas canta no álbum. Ele é composto apenas por períodos de silêncio em estúdio, simbolizando o impacto que a mudança na lei teria sobre a indústria musical.

A proposta do governo britânico é liberar o uso de obras protegidas por direitos autorais para treinar modelos de inteligência artificial, sem necessidade de uma licença específica.

Kate Bush fala sobre álbum de protesto contra IA

O álbum Is This What We Want? tem 12 faixas com títulos que formam uma mensagem direta para os políticos do Reino Unido: “O governo britânico não deve legalizar o roubo de músicas para beneficiar empresas de IA”.

Ao divulgar a ação nas redes sociais, Kate Bush resumiu a ideia em uma reflexão impactante sobre “a música do futuro” (via Consequence):

“Na música do futuro, nossas vozes serão ouvidas?”.

Segundo os organizadores do protesto, a renda obtida com o álbum será revertida para uma instituição chamada Help Musicians.

Ouça Is This What We Want? com Damon Albarn, The Clash e mais

Você pode ouvir a poderosa mensagem de Is This What We Want? no player abaixo.

O post Damon Albarn, Kate Bush e mais 1.000 artistas lançam álbum em protesto à IA apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.