Pesquisadores investigam o que levou centenas de arraias ameaçadas de extinção a aparecerem mortas em praia de SP


Os animais estavam espalhados ao longo de toda a faixa de areia da Praia do Itararé, em São Vicente. A prefeitura estima em mais de 200 as raias mortas. Centenas de arraias aparecem mortas no litoral Sul de São Paulo
Dezenas de arraias apareceram mortas nesta terça-feira (25) no litoral sul de São Paulo.
Os animais estavam espalhados ao longo de toda a faixa de areia da Praia do Itararé, em São Vicente. Pesquisadores estimam em mais de 200 arraias mortas. Banhistas que caminhavam na orla registraram imagens nas primeiras horas da manhã. O professor Paulo Lins trabalha na escolinha de surfe bem em frente ao local onde o vídeo foi feito.
“Arrasado, porque isso aí é a natureza. Nós dependemos deles, isso é vida”.
Quem passava, ficava surpreso.
“Eu passei aqui de manhã, que eu vi eu fiquei muito triste”, diz Márcia.
O biólogo Otto Bismarck, professor da Unesp em São Vicente, afirmou que a forma como foram encontradas indica um provável acidente com rede de pesca.
“Aspas , diz o biólogo Otto Bismarck.
A espécie encontrada é popularmente conhecida como arraia ticonha e está ameaçada de extinção. Elas podem chegar a 1 m de largura na vida adulta. E os biólogos advertem que o ferrão delas é extremamente perigoso, mesmo quando elas já estão mortas.
Nessa época do ano, as raias costumam formar cardumes de até mil animais e se aproximam do litoral brasileiro para se alimentar de mariscos e conchas.
“A gente tem muitos pescadores na região que se preocupam em soltar o animal e ter esse cuidado com a devolução para o mar com vida mas, nesse caso, infelizmente, não teve esse cuidado”, afirma Paula Romano, coordenadora do projeto Mantas Raias do Brasil.
Pesquisadores da Unesp recolheram dezenas de arraias de um trecho da praia. Elas serão analisadas em laboratório para descobrir se de fato foram vítimas de uma rede de pesca. Segundo o professor Otto Bismarck, a perda desses animais gera um impacto enorme para o meio ambiente.
“Quando você vai eliminando esses predadores, esses animais, você vai fazendo um estrago no próprio ecossistema marinho e causando estrago no ecossistema marinho, você causa problema para a própria espécie humana”.
Centenas de arraias aparecem mortas no litoral Sul de São Paulo
Reprodução/TV Globo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.