Toyota desenvolve novas gerações dos esportivos Celica e MR2

A fim de reviver os carros esportivos icônicos, a Toyota já está desenvolvendo novas gerações de modelos como o Celica e o MR2. Eles se juntarão aos GR Yaris, GR Supra, podem chegar até a década de 2030 e contarão até com versões híbridas. Mas, a surpresa é que a Lexus também está desenvolvendo um novo esportivo.

É provável que os novos Celica, MR2 e futuro substituto do Lexus LFA convivam um pouco com os atuais GR Supra e GR 86. Porém, esses últimos devem sair de cena logo mais. As futuras gerações do Celica e MR2 deverão vir equipadas com o motor batizado de G20E. Ele tem quatro cilindros, é turbo e movido a gasolina.

Nas versões mais mansas, esse propulsor renderá algo nos arredores de 400 cv e se for modificado para equipar carros de corrida, pode beirar os 600 cv. Esse motor já foi apresentado em outro esportivo da Toyota, o conceito M Concept baseado em um GR Yaris. Só que, nesse protótipo a tração era nas quatro rodas e o motor era instalado atrás dos bancos traseiros.

Toyota MR2 prata, visto de frente e com pedras posicionadas ao fundo
Toyota MR2 [Divulgação]

Novidades virão em breve

Ainda não foi confirmado, mas a marca japonesa estuda aplicar este motor na parte central da carroceria dos novos esportivos. O novo MR2, por exemplo, poderá contar com este propulsor, ter o motor na parte central e seu estilo pode se inspirar no conceito FT-Se, revelado no Salão do Automóvel de Tóquio, em 2023.

Nos planos iniciais, esse esportivo da Toyota começaria a ser produzido em algum momento de 2028. Contudo, toda sua produção pode ser antecipada. Desse modo, ele poderia viver por mais tempo em mercados como Reino Unido, que quer eliminar os carros a combustão na década de 2030.

Toyota FT-Se laranja em foto de dianteira com chão e fundo pintados de azul
Toyota FT-Se [Divulgação / autowp.ru]

Outro modelo que deve dar o ar da graça com novidades é uma nova geração do Supra. Todavia, ele deixaria de ser um esportivo movido a combustão para se tornar um híbrido apimentado. Aí, ele usaria o motor G20E eletrificado e poderia ter tração traseira. Por sua vez, o novo Celica é quem deverá chegar primeiro.

Seu motor provavelmente será instalado na frente, mas ele terá tração nas quatro rodas. De acordo com o Best Car e Auto Car, ele pode renascer com o apelido GT-Four, que era destinado para as versões de Rally do esportivo da Toyota nas décadas de 1980 e 1990. Aliás, a nova geração do Celica poderá até voltar a disputar os campeonatos de Rally.

Toyota Celica
[Divulgação]

Lexus não quer ficar de fora

Já a divisão de luxo da Toyota, a Lexus, também quer revelar novidades apimentadas em breve. A montadora japonesa sofisticada pode estar desenhando um esportivo substituto do LFA, seu esportivo atual. A marca já testa protótipos de um novo carro mais apimentado e ele deverá trazer um motor V8 de turbo compressores duplos.

A potência ficará nos arredores de 600 cv e pode até chegar com sistema híbrido de propulsão. Ainda não se sabe seu nome, porém a Lexus registrou o nome LFR recentemente, indicando um possível nome do seu futuro esportivo.

Lexus LFA [divulgação]
Lexus LFA [divulgação]

Quando será que os esportivos da Lexus e da Toyota serão revelados? Será que eles virão ao Brasil? Conte nos comentários


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