Matemática Aplicada e Estatística são as mais novas graduações da PUC-Campinas


Cursos atendem à demanda crescente do mercado em áreas em expansão Crédito: Divulgação

PUC-Campinas lançou dois novos cursos de Graduação: Estatística e Matemática Aplicada. Ambas as graduações estão com inscrições abertas até está quinta-feira, 13 de fevereiro, para o Vestibular 2025. A prova será realizada no dia 19 de fevereiro.
“A crescente demanda do mercado por profissionais capazes de transformar dados em estratégias assertivas foi o principal impulso para a criação dos cursos de Matemática Aplicada e Estatística com Ênfase em Negócios. Em um mundo cada vez mais orientado por dados, empresas de todos os setores buscam especialistas que dominem técnicas quantitativas e saibam aplicá-las na tomada de decisão, seja na gestão financeira, análise de riscos, otimização de processos ou modelagem preditiva. Esses cursos foram concebidos para atender a essa necessidade, formando profissionais altamente qualificados para atuar em um cenário dinâmico e competitivo”, explica o Prof. Me. Geraldo Magela, coordenador dos cursos.
Crédito: Divulgação

Matemática Aplicada
A nova opção Matemática Aplicada é ideal para pessoas que desejam obter conhecimentos e atuar profissionalmente com questões relacionadas à resolução de problemas complexos no contexto empresarial, combinando habilidades técnicas avançadas em matemática e computação com competências interpessoais e estratégicas necessárias para o mercado de trabalho.
Principais qualificações oferecidas no curso:
Resolução de problemas complexos.
Análise de dados e modelagem estatística.
Desenvolvimento de algoritmos e programação.
Aplicação de métodos de otimização.
Utilização de ferramentas computacionais avançadas.
Capacidade de liderança e trabalho em equipe.
Comunicação assertiva e eficaz.
Planejamento e gestão de projetos.
Empreendedorismo e inovação.
Pensamento crítico e analítico.
Compreensão de fenômenos econômicos.
Ética e responsabilidade social.
Capacidade de pesquisa e desenvolvimento científico.
Adaptação a novas tecnologias.
Desenvolvimento de soluções estratégicas para negócios.
A carreira empreendedora também é uma opção viável para os graduados em Matemática Aplicada que desejam desenvolver seus próprios negócios (como consultorias e startups) ou atuar como profissionais liberais. Os estudantes podem se beneficiar do Programa Mescla da PUC-Campinas, que incentiva o empreendedorismo e a inovação. Eles podem atuar em carreiras como Consultor(a) em Análise e Ciência de Dados, Proprietário de Empresa de Consultoria Matemática e Empreendedor em Startups de Tecnologia, Marketing, Pesquisa de Mercado e Finanças.
Estatística
A graduação em Estatística tem ênfase em negócios e é ideal para pessoas que desejam obter conhecimentos e atuar, profissionalmente, com questões relacionadas com a análise de dados e tomada de decisões estratégicas. O egresso do curso em Estatística é um profissional analítico, inovador e estrategista, preparado para transformar dados em informações que orientam decisões em contextos empresariais, pautado em princípios éticos, culturais e de responsabilidade social. Com uma sólida formação em métodos estatísticos e domínio de ferramentas computacionais, ele realiza análises descritivas, preditivas e prescritivas, aplicando-as em áreas como marketing, finanças, gestão de operações e análise de riscos.
Competências adquiridas
Análise de dados descritiva, preditiva e prescritiva.
Domínio de ferramentas computacionais e linguagens de programação (R, Python).
Planejamento e execução de experimentos estatísticos.
Capacidade de modelagem estatística e inferência.
Habilidades em visualização de dados e criação de dashboards.
Conhecimento em machine learning e inteligência artificial.
Aplicação de métodos de amostragem e determinação de tamanhos de amostras.
Desenvolvimento de algoritmos e técnicas de programação.
Capacidade de trabalhar com grandes volumes de dados.
Competências socioemocionais como autoconfiança, empatia e cooperação.
Comunicação assertiva e desenvolvimento de trabalho em equipe.
Liderança colaborativa e respeito à diversidade.
Capacidade de atuar em ambientes multidisciplinares.
Aplicação de princípios éticos e responsabilidade social.
Capacidade de transformar dados em informações estratégicas para a tomada de decisões.
Segundo o coordenador, as novas opções trazem muitos diferenciais.
“Os cursos se destacam por sua metodologia inovadora de aprendizagem baseada em projetos. Desde o início da formação, os estudantes são desafiados a resolver problemas reais do mercado, trabalhando em projetos práticos que envolvem análise de dados, modelagem estatística, inteligência de negócios e finanças. Esse modelo de ensino proporciona uma experiência imersiva, preparando os alunos para enfrentar desafios reais das organizações”, comenta.
“A crescente digitalização das empresas, o aumento da complexidade dos mercados financeiros e a necessidade de decisões baseadas em dados impulsionam a demanda por especialistas que saibam interpretar informações e transformá-las em vantagem competitiva”, completa o professor, quando o assunto é empregabilidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.