Créditos tributários: Câmara vota nesta semana projeto que beneficia pequenos exportadores

A Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira (25/2) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 167/2024 que permite a apuração de créditos tributários para empresas do Simples Nacional.

A proposta faz parte do programa Acredita Exportação, lançado pelo governo em 2024, e busca devolver total ou parcialmente os tributos pagos sobre bens exportados de pequenas empresas.

Atualmente, o Simples Nacional oferece benefícios para micro e pequenas empresas, mas não permite que elas gerem créditos tributários.

As mudanças propostas fazem parte de uma estratégia de transição até a conclusão da reforma tributária, prevista para 2032.

Na semana passada, os parlamentares aprovaram a urgência do projeto, permitindo que ele seja votado diretamente no plenário, sem necessidade de passar por comissões.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, defende a medida como um avanço para o setor industrial.

“O governo quer que nossas micro e pequenas empresas tenham melhores condições de competir com empresas internacionais, criando mais oportunidades e gerando empregos”, afirmou. Segundo ele, cerca de 40% das empresas brasileiras já atuam no mercado de exportação.

Além desse projeto, o governo também propôs outro projeto que prevê alíquotas diferenciadas para pequenas empresas no programa Reintegra, que devolve parte dos tributos pagos na exportação. O objetivo é aumentar a competitividade das empresas brasileiras frente ao mercado internacional.

Confira na íntegra o Projeto de Lei Complementar (PLP) 167/2024:

PLP-167-2024 (1)Baixar

Leia Mais:

  • Malha Fina: R$ 314 milhões serão restituídos a contribuintes em fevereiro
  • Produção de borracha no AM gerou R$ 2,2 milhões para 500 famílias de seringueiros em 2024
  • STF decide que Guarda Municipal pode fazer policiamento ostensivo e revistas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.