PF cumpre busca e apreensão em Laguna em operação de estelionato contra Receita Federal

Um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal de Laguna foi cumprido por agentes da Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira, 24. O bairro em que a ação foi executada não foi informado.

A operação, denominada de Balbúrdia, investiga crime de estelionato com o uso indevido de dados de empresa de Santa Catarina, que resultou na apropriação de aproximadamente R$ 107 mil.

O crime ocorreu no primeiro semestre de 2022, quando o investigado solicitou restituição de valores à Receita Federal, inserindo dados falsos em declarações de retificação de Imposto de Renda. A investigação vem desde março de 2023.

A Justiça Federal também decretou bloqueio de bens em razão do proveito obtido com o cometimento dos crimes. A fraude prejudicou uma empresa moveleira de Concórdia, que chegou a ser punida com a exclusão do sistema Simples, da Receita Federal.

De acordo com a Polícia Federal, o homem poderá responder por estelionato qualificado, com pena de um a cinco anos de reclusão, aumentada de um terço por ter sido cometido contra entidade de direito público.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.