PSP desmantela rede internacional de tráfico de crianças trazidas da Romênia para mendigar em Portugal. ” 500 euros por dia”

A Polícia de Segurança Pública (PSP) desmantelou uma rede de tráfico de crianças que eram enviadas da Romênia para Portugal, onde eram forçadas a mendigar perto de hospitais e pontos turísticos das maiores cidades do país, conforme apuração do portal Na Rua News. Foram identificados 30 menores e nove traficantes foram acusados.

Os crimes cometidos pela rede geraram mais de um milhão de euros em lucros ao longo de quatro anos. As crianças, que se faziam passar por surdas e mudas, chegavam a arrecadar até 500 euros por dia. Elas carregavam uma mensagem pendurada no pescoço, que dizia: “Certificado Associação Regional para os incapazes surdos e mudos e para as crianças pobres – queremos construir um centro internacional e nacional”.

O caso foi identificado pela primeira vez em 2013, na cidade do Porto. O comissário da PSP, João Soeima, explicou ao Na Rua News  que as crianças estavam sempre sem documentação e eram quase sempre as mesmas. Além disso, as pessoas que retiravam as crianças das esquadras ou instituições também eram sempre as mesmas.

A rede era liderada por duas mulheres, de 60 e 70 anos, e pelo filho de uma delas, de 55 anos, que coordenavam as operações a partir de Tandarei, na Romênia. Em Portugal, existiam quatro grupos responsáveis por transportar as crianças para os locais de mendicância.

A PSP informou que as crianças eram recrutadas na Romênia em troca de 100 euros pagos aos familiares ou pela promessa de casamento com um dos criminosos da rede.

A Europol apoiou a colaboração entre as autoridades de Portugal e da Romênia.

Da Redação Na Rua News

Adicionar aos favoritos o Link permanente.