Receita Federal abre consulta ao lote de restituição do IRPF de fevereiro

Começou nesta sexta-feira, 21, o período para consulta do lote de restituição do IRPF de fevereiro de 2025.

Segundo os dados da Receita Federal, serão realizadas 105.919 restituições, totalizando um valor de  R$ 314.379.905,82. Desse valor, R$ 211.848.027,86 serão destinados a contribuintes que possuem prioridade legal.

Estão na lista prioritária os contribuintes que: possuem mais de 60 anos, deficiência física, mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Ainda entre as restituições prioritárias, 60.333 serão destinadas aos que não possuem prioridade legal, mas que são incluídos no grupo por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.

Foram contempladas ainda 18.047 restituições destinadas a contribuintes não prioritários.

O prazo para o resgate dos valores é de um ano. Após esse período, o cidadão deve requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, através do menu Declarações e Demonstrativos, depois selecionando Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

 

Como consultar a restituição?

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Dentro do site, estarão disponíveis as orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa.

Caso seja identificada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações que estão equivocadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.