Plano Safra: Haddad anuncia MP que libera R$ 4 bilhões em crédito extraordinário

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em conversa com jornalistas nesta sexta-feira (21), anunciou uma Medida Provisória (MP) que libera em torno de R$ 4 bilhões em crédito extraordinário para o Plano Safra.

A liberação ocorreu após um ofício do Tesouro Nacional encaminhado às instituições financeiras determinar a suspensão dos financiamentos agrícolas subvencionados no Plano Safra 2024/2025.

“Eu conversei com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, e o presidente Lula. O presidente Lula pediu uma solução imediata para o problema. O fato de não termos um orçamento aprovado coloca problemas na execução orçamentária e poderia comprometer o andamento do Plano Safra. Com isso, estamos editando um MP que atende linhas de crédito do programa”, explicou

  • Nubank, B3, Mercado Livre e outros resultados no radar; veja o que mexe com o Ibovespa (IBOV) nesta sexta-feira (21) no Giro do Mercado:

Haddad reforçou que o crédito extraordinário está dentro dos limites do arcabouço fiscal.

“Lamentavelmente, o Congresso ainda não apreciou o orçamento. A informação que eu tenho, que sequer o relatório foi apresentado ainda ou será apresentado no curto prazo. Segundo o presidente do TCU, sem essa solução, não haveria a possibilidade da execução do Plano Safra. Semana que vem as linhas serão normalizadas”, disse.

Mais cedo, Haddad disse que apenas o grande produtor está sendo afetado pela suspensão e que o problema está na não aprovação do PLOA 2025.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.