Hipotermia na Amazônia; entenda como condição foi causada a estudante que se perdeu em floresta no AM


Esta semana, jovem foi resgatado com sinais de hipotermia após se perder em floresta no Amazonas. Para explicar o que pode levar ao surgimento do quadro em plena maior floresta tropical do mundo, o g1 conversou com especialista. Nesta semana, um estudante de medicina foi resgatado com sinais de hipotermia após passar dois dias perdido em floresta no AM.
Divulgação
O quadro de hipotermia, caracterizado pela perda de temperatura corporal, costuma ser associado a ambientes de frio extremo, mas a condição pode atingir pessoas em outros cenários onde o calor costuma predominar – como na maior floresta tropical do mundo, a Amazônia.
Neste mês, um estudante de medicina de 20 anos foi resgatado debilitado e com sinais de hipotermia após passar dois dias perdido em um trecho da floresta em Manacapuru, no interior do Amazonas.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Para entender o que pode levar pessoas a apresentar o quadro em plena maior floresta tropical do mundo, o g1 conversou com o médico Noaldo Oliveira, que explicou também os sintomas, as classificações da condição e o que fazer ao identificar sinais de hipotermia.
Segundo o especialista, a hipotermia é uma condição em que a temperatura corporal está perigosamente baixa, geralmente abaixo de 35°C.
Noaldo explica que, mesmo estando em um região tropical, neste período de ‘inverno amazônico’ há uma quantidade maior de chuvas e de acúmulo de água, o que pode alterar a temperatura de uma pessoa.
“O uso inadequado de roupas para noites de inverno amazônico, períodos prolongados de imersão em águas de igarapés ou rios, associados a causas médicas como desnutrição , problemas de tireoide e cardíacos, podem levar a essa condição”, explica Noaldo.
Frio e calor extremos podem causar queimaduras, congelamentos e outros problemas de saúde
Os sintomas do quadro são:
Calafrios
Confusão
Perda de consciência
Pele fria e pálida
Dificuldade para respirar
Movimentos lentos
Sonolência
O especialista detalha alguns pontos a serem observados para identificar se uma pessoa está sendo vítima do quadro, que pode ser classificado como moderada ou grave.
Moderada: tremores violentos , perda do controle de pernas e brações , lentificação da respiração.
Grave: perda dos sentidos ( desmaio), respiração superficial, pulsação irregular ou inexistente que podem, se nenhuma medida for tomada e evoluir para a morte
Noaldo alerta que, caso sejam observados sintomas, há ações a serem adotadas rapidamente para evitar um quadro clínico mais grave e até mesmo a morte.
“Aquecer a pessoa o mais rápido possível . Trocando roupas molhadas, usar mantas térmicas e oferecer líquidos quentes se a pessoa estiver consciente”, relata o médico.
Estudante de medicina é resgatado após se perder em mata na Região Metropolitana de Manaus
Adicionar aos favoritos o Link permanente.