As 10 teorias da conspiração mais bizarras da história da música

As 10 teorias da conspiração mais bizarras da história da música
Imagens: Divulgação

Infelizmente, vivemos numa época em que as teorias da conspiração voltaram a ganhar força graças à desinformação que toma conta das redes sociais. Você sabe, essa coisa de que “a terra é plana”, “vacinas não fazem efeito” e absurdos assim.

No passado, essas histórias bizarras eram mais inocentes e até divertidas. Elas diziam, por exemplo, que Paul McCartney foi substituído por um sósia, que Elvis Presley não morreu ou que Beyoncé faz parte de uma “seita”.

Com a força da internet atualmente, novos artistas como Lorde, Justin Bieber e Rihanna também se tornaram alvo dessas teorias, que envolvem viajantes no tempo, répteis alienígenas e sociedades secretas.

Conheça abaixo algumas das teorias da conspiração da música que já fazem parte da cultura pop e mostram que, quando se trata da vida de pessoas famosas, a criatividade não tem limites (mas deveria ter).

As 10 teorias da conspiração mais bizarras da história da música

Paul está morto

Mãe de todas as teorias da conspiração da música, a falsa história de que Paul McCartney morreu em meados dos anos 1960 e foi substituído por um sósia nos discos seguintes dos Beatles é definitivamente a mais famosa de todas.

Alguns fãs encontraram “mensagens subliminares” nas músicas da banda para justificar a teoria, como John Lennon supostamente dizendo “eu enterrei Paul” no final de “Strawberry Fields Forever”, e também o fato de McCartney estar descalço na capa do álbum Abbey Road (1969).

Elvis não está

Graças aos movimentos, o charme e o jeito de cantar, Elvis Presley é um dos caras mais imitados de todos os tempos, e não é difícil ver um sósia do “rei do rock” nas ruas de qualquer parte do planeta.

Talvez por isso tanta gente tenha acreditado que ele não morreu, e tem fã que até enxergou Elvis fazendo uma pontinha de figurante no filme Esqueceram de Mim (1990). A teoria diz que ele forjou o próprio funeral em 1977 para escapar das pressões da fama, quando na verdade ele sorfeu um ataque cardíaco com apenas 42 anos.

Justin Bieber é reptiliano

Essa teoria ganhou força já na era das redes sociais, por isso foram criadas várias montagens e vídeos fake para “comprovar” que o astro Justin Bieber é, na verdade, um lagarto. Pois é, a ideia de que existem répteis de outra dimensão que se disfarçam de humanóides para ter influência política no planeta Terra é amplamente divulgada nos EUA.

Em 2017, uma notícia falsa se espalhou dizendo que Bieber se transformou em um lagarto gigante diante de dezenas de fãs na Austrália. O boato se espalhou ainda mais depois que alguns vídeos mostraram seus olhos piscando de maneira “estranha”.

Beyoncé é Illuminati

Ao contrário dos reptilianos, os Illuminati realmente existiram… mas lá no século 18 na Baviera, e se tratava de uma organização religiosa comum, e não uma sociedade secreta com o objetivo de dominar o mundo. E muito menos com a colaboração de Beyoncé.

Queen B foi uma das artistas mais associadas a essa teoria da conspiração por causa de um símbolo de triângulo que ela fez com as mãos em alguns shows e videoclipes como o de “Formation”. Muita gente também acreditou que o casamento com Jay-Z também foi uma aliança formada dentro da “seita” para enviar mensagens secretas a milhões de fãs.

Jay-Z bebe sangue humano

Falando em Jay-Z, é claro que o rapper também foi alvo de teorias da conspiração. Para quem acredita na história dos Illuminati, foi apenas um pulo para inventar que ele pratica rituais de “vampirismo” dentro da organização, bebendo sangue humano para manter sua juventude e sucesso.

Para dar embasamento a essa história absurda, os internautas fizeram circular uma foto de 1939 que mostra um homem muito parecido com o rapper, e isso foi suficiente para “explicar” porque ele é tão influente na indústria musical atual: ele é um vampiro, é claro!

Lorde é uma viajante do tempo

Outra artista que seria muito mais velha do que aparenta é Lorde. Segundo essa teoria da conspiração, não é à toa que a artista neozelandesa sempre impressionou por sua maturidade e profundidade lírica – ela é uma viajante no tempo!

Na letra de “Team”, clássico do álbum Pure Heroine (2013), a cantora diz “eu sou um pouco mais velha do que eu era quando me divertia sem me importar”, e isso bastou para que muita gente alimentasse a crença de que ela não nasceu realmente em 1996. Um jornalista da Nova Zelândia precisou ir atrás da certidão de nascimento de Lorde para acabar com os boatos.

Avril Lavigne foi substituída

Outra teoria muito famosa da era digital é a de que Avril Lavigne foi substituída por uma sósia chamada Melissa Vandella logo após o lançamento do álbum de estreia Let Go (2002), que tem o clássico “Sk8er Boi”.

Tudo isso porque o disco seguinte da cantora canadense se chama Under My Skin (2004), que é “Sob a Minha Pele” em português, e muita gente acreditou que Avril não seria capaz de sustentar a fama sozinha. Como de costume, essa conspiração tem uma boa dose de machismo.

Rihanna não consegue piscar

Essa teoria mais recente é diferente de todas as outras, e chega até a ser engraçada. Baseados em vídeos em câmera lenta de Rihanna em tapetes vermelhos, alguns fãs chegaram à conclusão de que a cantora não é capaz de piscar, o que poderia significar que ela é reptiliana, Illuminati, viajante no tempo ou qualquer uma dessas besteiras.

Nem temos muito o que falar sobre essa, porque provavelmente a explicação mais lógica… é só que a artista barbadense tem um jeito meio estranho de piscar!

Stevie Wonder não é cego

Há outra teoria envolvendo os olhos de uma estrela da música, mas essa é totalmente de mal gosto. Stevie Wonder nasceu prematuramente em 1950, e isso fez com que ele ficasse cego poucos dias após o parto – mas não impediu que ele se tornasse um dos músicos mais geniais de todos os tempos.

Mesmo assim, muita gente duvida do talento do cantor e acredita que ele só “finge” não enxergar. Como argumento, eles usam o fato de que Stevie frequenta jogos de basquete, tem televisões em casa e usa relógios de pulso. Também há um vídeo em que ele pega um microfone que caiu ao seu lado no palco… coisas absolutamente normais para pessoas com deficiência.

Quem matou Tupac?

O assassinato de Tupac Shakur em 1996 é um dos maiores mistérios do hip-hop, e quase 30 anos depois, em 2023, ainda tinha gente sendo investigada e presa por planejar a morte do rapper… e também gente criando novas teorias da conspiração.

Há quem diga que 2Pac forjou o próprio falecimento e foi morar em Cuba para escapar de seus inimigos. Outros acreditam que Notorius B.I.G., seu rival musical que também foi assassinado em 1997, foi o mandante da morte de Tupac.

O post As 10 teorias da conspiração mais bizarras da história da música apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.