Mercado Público é certificado pelo Trato Por Laguna

O Mercado Público Municipal, um dos pontos turísticos e econômicos mais tradicionais e visitados da cidade de Laguna, agora está certificado pelo programa Trato por Laguna. A regularização que garante que o local está adequado quanto às ligações de esgoto foi emitida nesta quinta-feira, 20.

Reinaugurado em janeiro de 2020, o Mercado Público é um símbolo do coração comercial lagunense e está situado às margens da Lagoa Santo Antônio dos Anjos. O processo de regularização para obtenção da certificação começou há pouco mais de um ano e envolveu a participação de todos os seis empreendimentos comerciais ativos no edifício.

“A certificação assegura que o Mercado atendeu a todos os requisitos necessários e garante à população de Laguna que os comércios e restaurantes aqui instalados estão corretamente conectados ao Sistema de Esgotamento Sanitário”, explica o chefe da Casan em Laguna, Diego Rodrigues.

O atual Mercado Público de Laguna foi inaugurado em janeiro de 1958 após um ano em construção. Ele substituiu a construção original de 1897, destruída por um incêndio nos anos 1930. O prédio foi revitalizado na década de 2010 e reinaugurado com um deque para a lagoa, que não existia na planta dos anos 50.

Certificação passa por vistorias

Para que o edifício-símbolo do comércio lagunense pudesse ser certificado foram necessárias vistorias constantes e apoio técnico da equipe do Trato por Laguna, programa ambiental da Casan. São essas visitas que permitem ao proprietário do imóvel receber as orientações necessárias para a correta ligação à rede de esgoto.

Desde que teve início em 2021, o Trato por Laguna contabiliza 14.773 vistorias realizadas em 13 bairros da cidade. A localidade com maior número de vistorias é o Mar Grosso, com 4,2 mil, seguido pelo Magalhães, com 2,8 mil imóveis visitados pela equipe, que diariamente está nas ruas realizando os trabalhos de fiscalização e orientação sobre a correta ligação à rede de esgoto.

“Além desse dado importante do número de vistorias, precisamos destacar que já emitimos 5,3 mil certificados de regularização, isso demonstra o sucesso do Trato por Laguna como programa de orientação e incentivo à ligação correta na rede de esgotamento sanitário”, avalia Taiza Vieira, da empresa JPR Ambiental, executora do trabalho em Laguna. A partir do Trato, 76% dos imóveis já foram regularizados e 24% ainda apresentam irregularidades, que devem ser sanadas para a efetiva certificação.

Agende sua vistoria

O Trato por Laguna atende, de segunda a sexta, das 8h ao meio-dia e das 13h às 18h, na rua Jorge Lacerda (Edifício Amândio – fundos da Udesc), 160, Progresso. As vistorias também podem ser agendadas por telefone ou por mensagem via WhatsApp pelo número (48) 9 9611-7706.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.