Uma em cada 5 indústrias já usa energia sustentável na região de Campinas, diz Ciesp


Levantamento da regional mostra que 20% dos entrevistados já utilizam fontes renováveis, contra 13% da sondagem há um ano. Uso de energia elétrica convencional caiu de 86% para 60%. Indústria na região de Campinas
Reprodução/EPTV
Uma em cada cinco indústrias (20%) da região de Campinas (SP) já utiliza energia renovável em seus processos produtivos. Há um ano, o percentual era 13%, segundo pesquisa realizada pela regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), divulgada nesta terça-feira (18).
Apesar do avanço no percentual de plantas que afirmam já utilizar energia renovável, a sondagem mostrou que ao longo do último ano houve queda na fatia de indústrias que desenvolvem projetos para fazer a transição energética, saindo de 47%, em fevereiro de 2024, para 20% atualmente.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Na avaliação de Stefan Rohr, vice-diretor do Ciesp-Campinas e diretor do Departamento de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da entidade, a velocidade da transição poderia ter sido maior, mas acabou retraída por conta do aumento do dólar no período.
“Mesmo na utilização de energia fotovoltaica, as placas são importadas, o que encarece para as empresas em função da alta do dólar. E isso obviamente tem reflexo na velocidade dessa transição energética para as empresas”, explicou.
Mas a sondagem apontou ainda crescimento do percentual de empresas que não tem intenção de usar energia sustentável. Na amostragem anterior, era de 7%; agora, chega a 30%. Outros 30% responderam não ter uma avalição sobre o tema, contra 33% de um ano atrás.
Usina de Energia fotovoltaica
Reprodução – TV Globo
Matriz energética
Nessa gangorra de números e expectativas, os dados que mostram qual a principal matriz energética da indústria na região sofreu mudanças representativas ao longo de 12 meses.
A energia elétrica convencional continua sendo a principal fonte de alimentação, respondendo por 60% da matriz energética, mas em fevereiro de 2024 o índice era de 86%.
Se antes não figurava entre as opções de uso da indústria, o gás natural está em 20% das empresas que participaram da pesquisa. Já o uso de energia solar fotovoltaica teve um acréscimo, subindo de 7% para 10%.

Ciesp Campinas
As 590 empresas associadas ao Ciesp Campinas movimentam média de R$ 53 bilhões por ano, e empregam 97,9 mil colaboradores.
Elas estão distribuídas pelos municípios de Amparo (SP), Artur Nogueira (SP), Campinas (SP), Conchal (SP), Estiva Gerbi (SP), Holambra (SP), Hortolândia (SP), Itapira (SP), Jaguariúna (SP), Mogi Guaçu (SP), Mogi Mirim (SP), Paulínia (SP), Pedreira (SP), Santo Antonio de Posse (SP), Serra Negra (SP), Sumaré (SP) e Valinhos (SP).
Os setores de atuação delas são: Metalúrgico; Farmacêutico; Alimentos; Têxtil; Mecânico; Madeireiro; Bebidas; Gráfico; Construção; Calçados; Autopeças e Transporte; Elétrico, Eletrônico e de Comunicação; Borracha; Mobiliário; Papel e Papelão; Químico e Petroquímico; Vestuário; Produção de Materiais Plásticos; Produção de Minerais Não Metálicos; Piscicultura; Comércio Atacadista e Varejista.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.