Sem intermediários: Lula defende venda direta de combustíveis para baixar o preço aos consumidores

O presidente Lula defendeu, nesta segunda-feira (17/2), a venda direta de combustíveis como forma de reduzir o custo ao consumidor, eliminando intermediários.

Durante um evento da Petrobras em Angra dos Reis (RJ), ele criticou a atuação de distribuidoras e ressaltou que a estatal precisa ter um papel ativo na redução de preços.

Para Lula, o diesel, a gasolina e o gás poderiam ser vendidos diretamente aos grandes consumidores e revendedores, evitando a margem dos intermediários. “O povo é assaltado pelo intermediário e a fama fica nas costas do governo”, disse.

O presidente também destacou que a Petrobras vende gasolina a R$ 3,04, mas o preço final nas bombas pode chegar ao dobro, devido à carga tributária e à liberdade de revendedores para reajustar valores.

Além do debate sobre os combustíveis, Lula defendeu a valorização da indústria nacional. Ele criticou a antiga prática da Petrobras de importar equipamentos e reforçou a importância de fortalecer fornecedores brasileiros.

Segundo ele, apesar de a importação muitas vezes ser mais barata, o impacto negativo para o país é maior, afetando a geração de empregos e o avanço tecnológico.

Durante a cerimônia, a Petrobras lançou a segunda fase do Programa de Renovação e Ampliação da Frota da Transpetro, parte do Novo PAC. A licitação prevê a compra de oito navios para transporte de gás liquefeito de petróleo (GLP) e amônia.

Com isso, a capacidade da frota será triplicada, ajudando a atender a demanda nacional. Os novos navios terão tecnologia mais eficiente, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de gases do efeito estufa.

A Petrobras também assinou um protocolo para estudar o reaproveitamento de plataformas de petróleo, visando reduzir impactos ambientais e promover práticas sustentáveis.

Até 2029, dez plataformas devem ser desmobilizadas, e a empresa busca soluções para dar um novo uso a essas estruturas, alinhando-se a compromissos ambientais e de governança.

Leia Mais:

  • Semipresidencialismo é rejeitado por 71% dos brasileiros, aponta AtlasIntel
  • Amazonas tem um dos menores salários médios do Brasil e ocupa 21º lugar em ranking do IBGE
  • Governo Federal e Banco da Amazônia firmam acordo para financiar sociobioeconomia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.