Saiba como ‘blindar’ seu CPF contra fraudes e evitar que usem seu nome em empresas fantasmas

A Receita Federal disponibilizou uma nova ferramenta gratuita para reforçar a segurança digital e proteger os dados dos cidadãos.

O recurso permite que qualquer pessoa bloqueie a vinculação indevida do próprio CPF ao quadro societário de empresas e outras entidades jurídicas, prevenindo fraudes e o uso não autorizado de informações pessoais.

A ativação pode ser feita pelo Portal Nacional da Redesim ou pelo canal de Serviços Digitais da Receita Federal, mediante login com conta GOV.BR.

Após o bloqueio, o CPF do usuário não poderá ser associado automaticamente a novos CNPJs. Caso haja interesse em integrar uma empresa, será necessário acessar novamente o sistema e autorizar a inclusão.

A medida tem alcance nacional e protege contra fraudes como a criação de empresas fantasmas e a inclusão involuntária de cidadãos em atividades ilícitas.

O bloqueio se aplica a todos os órgãos registradores, incluindo Juntas Comerciais, Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de abranger Microempreendedores Individuais (MEI) e negócios registrados no regime do Inova Simples.

Com a crescente sofisticação das fraudes digitais, a Receita Federal ressalta a importância da adoção de medidas preventivas.

“Mais de 155 milhões de brasileiros podem se beneficiar dessa ferramenta, que oferece uma camada extra de proteção contra crimes financeiros”, destacou o órgão.

Confira o vídeo da ferramenta de Proteção do CPF:

Leia Mais:

  • Nova edição do Concurso Nacional Unificado terá até 3,5 mil vagas; edital sai em março
  • Ministro Flávio Dino suspende pagamento extra a juiz e critica supersalários
  • Brasil terá lista oficial de pessoas proibidas de realizar apostas em bets
Adicionar aos favoritos o Link permanente.