Shakira estreia turnê no RJ com show grandioso e muito carisma; veja fotos e setlist

Shakira no Rio de Janeiro
Crédito: Diego Castanho

Vencedora da categoria de Melhor Álbum Latino no Grammy deste ano pelo disco Las Mujeres Ya No Lloran (2024), Shakira vive um dos momentos mais especiais de sua carreira.

Sempre zelosa por seus fãs brasileiros, a cantora colombiana escolheu o nosso país para abrir a turnê mundial em apoio ao recente trabalho de estúdio. Ela iniciou sua excursão pelo planeta com um show memorável no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (11).

Apesar de alguns problemas técnicos que persistiram ao longo de toda a apresentação, a artista demostrou muito jogo de cintura já na sua entrada, pontualmente às 21h, logo após o show de abertura do DJ DENNIS. Como Shak anunciou, seu equipamento estava sem retorno e ela precisou esperar alguns instantes para iniciar a primeira música.

Enquanto os fãs tentavam entender o que havia acontecido, a cantora que esbanja carisma e simpatia explicou em português (seu idioma de escolha durante toda a performance):

“Tudo bem? Prazer estar de novo com vocês! Estou tendo um pouco de problema com o meu mic pac [retorno]. Não escuto! Não escuto bem. Então, vamos tentar arrumar isso primeiro para poder entregar o show que eu quero oferecer à vocês!”

O público aplaudiu a fala de Shakira com bastante fervor e a tônica do show realmente foi essa: uma artista no palco focada em fazer o melhor para cumprir a expectativa de seu público. Ainda nos primeiros minutos da apresentação, a artista ainda falou de forma descontraída:

“Me sinto uma lobinha com a minha alcateia”.

Com quase 35 anos de carreira e 12 álbuns no currículo, Shakira, que está perto de completar meio século de vida mas é dona de um vigor físico inacreditável, passou por toda a sua discografia em duas horas e meia de apresentação.

O storytelling do show, aliás, é digno de menção e a produção grandiosa, auxiliada por um grupo de dançarinos preparadíssimos, certamente seria destaque em qualquer premiação para melhores turnês do ano.

Shakira passeou por diferentes fases de sua carreira

Indo e voltando no tempo, a cantora apresentou sucessos mais antigos como “Las de la intuición”, “Estoy Aquí”, “Inevitable” e “Antologia”. Já em “Ojos Así”, apresentada mais para o final do show, o microfone da cantora falhou brevemente, mas nada que pudesse comprometer o brilho da performance super sensual baseada na dança do ventre.

Se a pegada do rock n’ roll deu o tom para os arranjos das músicas de seu começo de carreira, Shakira também investiu no Reggaeton para sua músicas mais recentes, como “Te Felicito”, parceria com Rauw Alejandro, “TGQ”, feat que ela gravou com Karol G, e “Soltera”, que foi tocada ao vivo pela primeira vez.

Além dela, “Copa Vacía” e “Última” fizeram sua estreia em show na noite de forte calor no estádio do Botafogo. Por falar na alta temperatura que tem feito na cidade, os fãs também suaram a camisa ao som de outras parcerias de Shak, como “GIRL LIKE ME”, gravada com o Black Eyed Peas, “Chantaje”, colaboração feita com Maluma, e “Monotonía”, com Ozuna.

Xingamentos ao ex-jogador de futebol da Espanha Gerard Piqué

Em outro momento do show, a colombiana destacou a turbulência dos últimos anos, o que envolve seu divórcio com o ex-jogador de futebol Gerard Piqué. Ao dar uma pincelada sobre seu sofrimento durante a separação, Shakira afirmou, fazendo a plateia explodir em gritos:

“Depois da queda nos levantamos mais sábias, mais fortes, mais duras e, se queremos chorar, choramos, mas se não queremos chorar, faturamos. Bem-vindos à primeira noite do tour das mulheres que já não choram.”

Como qualquer fã faria para proteger seu ídolo, o público puxou o coro “Ei, Piqué, vai tomar no cu”. Shakira, sorridente, tentou entender o que os fãs estavam gritando e não está claro se ela conseguiu decifrar a mensagem.

Em um show de contornos tão emocionantes, a cantora também trouxe de volta ao repertório canções que estavam esquecidas, como “Don’t Bother” e “Pies descalzos, sueños blancos”, que não eram apresentadas ao vivo desde 2008, e “Poem to a Horse”, que não aparecia no setlist desde 2003.

Já a contagiante “Waka Waka”, gravada para a Copa do Mundo na África do Sul, realizada em 2006, foi trazida de volta por Shakira após sete anos. A gente agradece!

Shakira fez espetáculo grandioso ao abrir turnê no Rio de Janeiro

A canção que embalou o Mundial realizado há quase duas décadas fechou o repertório antes do bis, mas é preciso destacar também a inclusão no setlist de “Mama África”, do icônico Chico César.

A música, segundo a estrela da Colômbia, é uma de suas favoritas e, antes de interpretá-la com seu sotaque quase brasileiro, Shak ainda revelou que coloca os filhos, Sasha e Milan, para dormir cantando o sucesso do artista paraibano. Por falar nas crianças, os dois meninos apareceram no telão de dimensões impressionantes durante a execução de “Acróstico”, faixa do disco Las Mujeres Ya No Lloram.

Para seu retorno depois do bis, quando o relógio já passava um bocado de 23h, Shakira fez os fãs aguardarem por alguns minutos, até que o lobo cenográfico que marca o gran finale da apresentação fosse inflado no palco.

O animal, que possuía raios lasers no seu olhar, preencheu o cenário para a execução de “She Wolf”. O encerramento, então, veio com a excelente “Bzrp Music Sessions, Vol. 53”, música que Shakira compôs para extravasar sua raiva pelo mau comportamento do ex-marido.

Enquanto isso, caía sob o público uma chuva de papel picado e também de notas de 100 dólares com o rosto de Shakira estampado no lugar de Benjamin Franklin. Afinal, as mulheres já não choram, as mulheres faturam, certo?

Vale lembrar que, nesta quinta-feira (13), a artista completará sua passagem, pelo Brasil com um show no MorumBIS, em São Paulo, também às 21h.

Setlist Shakira no Rio de Janeiro (11/2/25):

  1. “La fuerte”
  2. “GIRL LIKE ME” (Black Eyed Peas)
  3. “Las de la intuición”/”Estoy aquí”
  4. “Empire”/ “Inevitable”
  5. “Te felicito”/”TQG”
  6. “Don’t Bother”
  7. “Acróstico”
  8. “Copa Vacía”/”La bicicleta”/”La tortura”
  9. “Hips Don’t Lie”
  10. “Chantaje”
  11. “Monotonía”
  12. “Addicted to You”/”Loca”
  13. “Soltera”
  14. “Cómo dónde y cuándo”
  15. “Última”
  16. “Ojos así”
  17. “Pies descalzos, sueños blancos”
  18. “Mama África” (cover de Chico César)
  19. “Antología”
  20. “Poem to a Horse”
  21. “Objection”
  22. “Whenever, Wherever”
  23. “Waka Waka (This Time for Africa)”
    Bis:
  24. “She Wolf”
  25. “BZRP Music Sessions #53”

O post Shakira estreia turnê no RJ com show grandioso e muito carisma; veja fotos e setlist apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.