Nova agremiação surge em oposição à Associação Amazonense dos Municípios

Ex-prefeitos e ex-vereadores do interior do Amazonas criaram a Associação de Lideranças do Amazonas (Alieam) para representar gestores e parlamentares que não se sentem representados pela Associação Amazonense dos Municípios (AAM).

A nova associação anunciou nesta quarta-feira (12/2) a regularização do CNPJ. A cerimônia de posse dos novos membros está agendada para 15 de março, em Manaus.

A nova entidade se apresenta como um contraponto à AAM, atualmente presidida pelo ex-prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza (Progressistas) cuja liderança é contestada pelo grupo.

Anderson Souza foi reeleito por aclamação para a presidência da AAM em dezembro de 2024, após um processo que teve mudanças no estatuto, ampliando o mandato presidencial de dois para quatro anos.

A mudança gerou uma onda de críticas, principalmente porque Anderson deixou de ser prefeito, o que, segundo opositores, colocaria em questão sua legitimidade no comando da associação de “prefeitos”.

Segundo seus membros, a criação da Alieam busca fortalecer a representatividade política no estado de forma mais democrática. O grupo está em intensa articulação e promete concentrar o maior número de políticos do interior até o final de 2025, de olho nas eleições de 2026.

Entre os integrantes, estão políticos bastante conhecidos no interior como Nadiel Serrão (Itapiranga), Alain Cruz (Iranduba), Carlos Donizete (Tabatinga), Harben Avelar (Coari), Bahia (Borba), Peixoto (Novo Aripuanã), Sabá Maciel (Nova Olinda), Júnior (Benjamin Constant), Matheus Garcia (Urucará), Hamilton, (São Paulo de Olivença) entre outros.

Leia Mais:

  • Maior salário do órgão que tem a função de organizar o trânsito de Manaus é o de assistente social
  • Quatro cidades do Amazonas têm mais beneficiários do Bolsa Família do que casas
  • Indústria de motos em Manaus registra melhor janeiro desde 2012, aponta Abraciclo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.