Amazonas tem 45 municípios premiados por combate ao analfabetismo

No âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), articulado pelo Ministério da Educação (MEC), 45 municípios do Amazonas foram reconhecidos por suas iniciativas de combate ao analfabetismo e receberam o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. A solenidade ocorreu em Brasília (DF), na última segunda-feira (10/02).

Os critérios utilizados pelo MEC para premiar os municípios amazonenses incluíram a institucionalização e implementação da política de alfabetização, a capacitação de professores e gestores, a distribuição de materiais didáticos complementares e a colaboração entre estados, municípios e Distrito Federal.

No Amazonas, o Programa “Amazonas + Alfabetizado” é responsável pela execução das diretrizes do prêmio. A iniciativa, gerenciada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar em parceria com as secretarias municipais de Educação, abrange os 62 municípios do estado. O programa atende mais de 360 mil estudantes dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) das redes públicas estadual e municipais.

Cláudia de Oliveira, servidora da Secretaria de Educação e articuladora estadual do programa, destacou a importância dos avanços, mas ressaltou que ainda há desafios a serem superados.

“O reconhecimento nos deixa felizes porque mostra que estamos no caminho certo com as nossas crianças. Entretanto, o selo também nos faz refletir. Sabemos que há muito o que ser feito, especialmente considerando a diversidade do nosso estado. Em 2025, seguiremos firmes nas atividades”, afirmou.

Amazonas + Alfabetizado na prática

Criado em agosto de 2023, o programa implementou diversas atividades no último ano letivo. Entre as principais, estão formações sobre metodologias de ensino da escrita alfabética e matemática, análise dos resultados obtidos em avaliações educacionais, como o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), distribuição de materiais didáticos e a criação do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso (CEEC).

Selo em números

Os municípios do Amazonas receberam oito Selos Ouro, 19 Selos Prata e 18 Selos Bronze. Outros 17 municípios não finalizaram a inscrição para a avaliação do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. A Secretaria de Educação do Amazonas foi contemplada com o Selo Prata na categoria destinada às secretarias estaduais de educação. A lista completa dos municípios premiados pode ser acessada em: https://bit.ly/Selo_Alfabetizacao.

Outro dado positivo, divulgado em 2024, refere-se ao Indicador Criança Alfabetizada, vinculado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Amazonas superou sua meta estadual e foi o sexto estado brasileiro que mais avançou no percentual de alunos alfabetizados até o 2º ano do Ensino Fundamental em 2023. O indicador apontou que 52% dos alunos foram alfabetizados até essa etapa, ultrapassando a meta de 44% estabelecida para o estado.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

  • Novo valor da passagem de ônibus em Manaus entra em vigor no sábado (15)
  • Velocidade da internet no Brasil cresce 277% e supera média mundial
Adicionar aos favoritos o Link permanente.