RealTime1 entrevista os candidatos à reitoria da Ufam; confira perguntas e cronograma

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) terá, nos próximos dias, a oportunidade de conhecer melhor as propostas dos cinco candidatos à reitoria para o quadriênio 2025-2029.

A partir desta quarta-feira (11/02), o RealTime1 inicia a publicação de uma série de entrevistas exclusivas com os postulantes ao cargo máximo da instituição.

Estão na disputa, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Adriana Malheiro; o professor Allan Rodrigues, diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC); o ex-diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, professor Marco Antônio de Freitas; a professora do Instituto de Computação, Tanara Lauschner e a atual vice-reitora,Therezinha Fraxe.

A eleição ocorrerá no dia 26 de março. Caso seja necessário, um segundo turno acontece no dia 3 de abril.

A votação será online e a Ufam disponibilizarão computadores para que professores, estudantes e servidores técnico-administrativos possam votar. O voto será paritário, garantindo o mesmo peso para todas as categorias – docentes, discentes e técnicos administrativos.

O que perguntamos aos candidatos à reitor da Ufam?

Para garantir isonomia e oferecer aos leitores uma análise clara e objetiva das propostas, todas as entrevistas seguirão o formato “ping-pong”, com perguntas idênticas para todos os candidatos. As respostas serão publicadas na íntegra, sem edição ou censura, respeitando a ordem alfabética dos entrevistados.

Entre os temas abordados, os candidatos responderão a questões essenciais para o futuro da Ufam, como:

  • O que motivou sua candidatura e quais são os principais pilares do seu plano de gestão?
  • Como pretende lidar com os desafios financeiros da universidade e buscar novos recursos?
  • O que pode ser feito para ampliar a capacidade de atendimento do Hospital Universitário, que hoje opera com apenas 30% de sua capacidade?
  • Quais estratégias sua gestão pretende adotar para reduzir a evasão estudantil e fortalecer políticas de permanência e inclusão?
  • Como alinhar sustentabilidade, inovação e desenvolvimento acadêmico na Ufam, que está situada em uma das áreas mais ricas em biodiversidade do mundo?
  • Quais ações serão implementadas para fortalecer a pesquisa, a inovação e a relação da universidade com a sociedade e o setor produtivo?
  • Por que a comunidade acadêmica deve escolher sua chapa para liderar a Ufam nos próximos anos?

Com essa iniciativa, o RealTime1 reafirma seu compromisso com a informação responsável e imparcial, proporcionando aos leitores um espaço democrático para conhecer e avaliar as propostas dos candidatos.

A Ufam tem aproximadamente 24 mil alunos, 1,7 mil docentes e tem uma previsão de orçamento para 2025 de R$ 972 milhões. 

  • Tarifas dos EUA sobre aço e alumínio podem atingir a Zona Franca de Manaus, entenda
  • PD&I: AM perde posições no ranking de inovação com infraestrutura defasada, diz FIEC
Adicionar aos favoritos o Link permanente.