Por Dentro do Lolla: a fantástica ascensão do Fontaines D.C.

Banda Fontaines D.C., registro por Theo Cottle
Reprodução: Theo Cottle

Imagine só: você forma uma banda e, em cerca de uma década de atividade, já atinge reconhecimento e aclamação internacional. Esse é o caso do Fontaines D.C., os irlandeses responsáveis por um dos melhores lançamentos do ano passado – o disco Romance.

Grian Chatten (vocal), Carlos O’Connell (guitarra), Conor Curley (segundo guitarrista), Conor Deegan (baixo) e Tom Coll (bateria) são os nomes do grupo originado em Dublin no ano de 2014. Os integrantes se conheceram na faculdade, onde acabaram se tornando grandes amigos e foram unidos pelo amor à poesia, lançando singles independentes até assinarem o primeiro contrato da banda.

Dono de uma trajetória espetacular no cenário post-punk, o Fontaines D.C. se apresenta no país pela primeira vez no próximo mês. Vem conhecer esse grupo e ficar Por Dentro do Lolla com a gente!

Singularidade e evolução

A banda – cujo nome vem de uma homenagem dos integrantes ao personagem “Johnny Fontane” (O Poderoso Chefão) e à cidade de Dublin (“D.C.” – Dublin City) – tem uma discografia de impressionar.

Desde sua estreia obscura com Dogrel (2019), o Fontaines trabalha perfeitamente com a dualidade de letras poéticas e a atmosfera post-punk. Curley já disse em entrevista que esse desconforto “foi uma ideia que nasceu naturalmente enquanto escrevíamos essas músicas – bem acertada por sinal.

Ao passar dos anos, os outros discos e eras do grupo despontaram com esse potencial criativo. Em seu trabalho mais recente, Romance, o Fontaines D.C. comprovou que sua originalidade vai muito além de uma simples fórmula, entregando um disco que se destaca por sua essência honesta e fortificada.

Romance: contrastes e aprimoramento

A versatilidade e coragem pra sair da zona de conforto do grupo faz o quinteto irlandês bastante especial. Seus trabalhos exigem uma percepção do ouvinte com as letras, se mostrando obras ricas que vão além de suas exímias produções.

Evocando o melhor de épocas passadas, mas trazendo um olhar contemporâneo com as características de cada integrante, é como se as obras conversassem com o ouvinte sobre relações pessoais, sociais e artísticas. Em síntese, vemos uma banda que cultiva anos de trabalho sem algum sentido de perda ou de fraqueza.

O Fontaines D.C. não só se reinventa, mas cria um novo espaço dentro do rock alternativo, mais sombrio e introspectivo, sem abrir mão da energia que os consagrou. Sabendo alternar entre o melancólico e o enérgico, o suave e o explosivo, Romance se destaca ao criar uma atmosfera de contrastes que cativam a cada nova audição.

Fontaines D.C. e Lollapalooza Brasil

Prestes a desembarcar no país, o quinteto promete entregar sua energia única com poesia e originalidade no Lollapalooza Brasil!

O Fontaines D.C. se apresenta na sexta-feira (28/03) no festival; antes disso, na quarta-feira (26/03), faz um sideshow que tem tudo para ser histórico na Audio. É melhor ficar ligado nas setlists passadas da banda, hein?

Os ingressos para o festival, e para o sideshow, já estão disponíveis via Ticketmaster Brasil, ok? Não perde a chance!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR

Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!

O post Por Dentro do Lolla: a fantástica ascensão do Fontaines D.C. apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.