Wilson Lima vistoria atendimento e obras de expansão do Hospital Francisca Mendes

O governador Wilson Lima vistoriou, nesta segunda-feira (10/02), as obras de ampliação e os novos equipamentos instalados na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM). A unidade, referência em cardiologia no Amazonas, recebeu investimentos para a modernização do atendimento e a ampliação de 57 novos leitos, elevando sua capacidade para 204 leitos, um aumento de 38%. Durante a visita, Lima conversou com pacientes e acompanhou os setores que passaram por melhorias, como a área de hemodinâmica, ressonância magnética e laboratório.

“Lá em 2020, quando o Estado assumiu a administração direta dessa unidade, tínhamos paciente que estava esperando há um ano (por atendimento). A nossa meta é que, em até sete dias, esses pacientes possam realizar esses procedimentos. Nós estamos trabalhando para trazer o padrão Delphina para essas unidades, e além disso, estamos fazendo intervenções para ampliação da quantidade de leitos clínicos e leitos de UTI”, destacou o governador Wilson Lima.

Em janeiro, o hospital recebeu um moderno aparelho de ressonância magnética cardíaca, o primeiro da rede pública do Amazonas. Além disso, um novo equipamento de hemodinâmica foi instalado, elevando para três máquinas em funcionamento. Com isso, a capacidade de exames deve crescer 50%, reduzindo filas e agilizando diagnósticos.

A unidade já registrou 2.822 procedimentos de angioplastia e cateterismo em 2024, zerando a fila ambulatorial para esses exames. Com a nova ressonância magnética, os hospitais Francisca Mendes e Delphina Aziz passam a ofertar 150 exames por semana, garantindo suporte aos prontos-socorros João Lúcio Machado, 28 de Agosto e Platão Araújo.

A ampliação do Hospital Francisca Mendes, coordenada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), inclui novos leitos clínicos e de UTI, além da adequação da sala de hemodinâmica e da instalação de um novo heliponto.

O investimento total é de R$ 43 milhões, e as obras devem ser concluídas até junho de 2026. Entre as melhorias previstas estão a reforma e ampliação da sala de ressonância magnética, a instalação de novos leitos, a modernização do estacionamento, a revisão das redes elétrica, hidráulica e de combate a incêndio, além da revitalização do laboratório e climatização das novas áreas.

O hospital também recebeu reforço nos insumos e materiais para procedimentos cardíacos, como Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs). Além disso, a partir de março, a SES-AM inicia a capacitação dos profissionais para a implantação da angioplastia primária, ampliando o atendimento 24 horas para casos de infarto agudo do miocárdio.

Em 2024, o Francisca Mendes realizou 563 cirurgias cardíacas, sendo 403 em adultos e 160 em crianças, além de 356 cirurgias vasculares e 4,5 mil procedimentos de hemodinâmica. A unidade ainda registrou mais de 40 mil atendimentos ambulatoriais.

O Hospital do Coração Francisca Mendes é a principal referência em cirurgias cardíacas neonatais no Amazonas e atende pacientes de outros estados pelo programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Com os novos investimentos, a unidade reforça sua capacidade de atendimento e reduz o tempo de espera para procedimentos de alta complexidade.

Leia mais:

  • UEA auxilia na instalação de fibra óptica para conectar 12 municípios do Amazonas
  • Senai oferecerá consultoria e tecnologias para 10 mil micro, pequenas e médias empresas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.