Carros fabricados no Brasil que são exportados e você não sabia

O Brasil não só produz veículos para consumo interno, mas também exporta modelos para outros mercados, adaptando-os às preferências locais. Um exemplo clássico é o Volkswagen Fox, fabricado em São José dos Pinhais, Paraná, e em algumas ocasiões na fábrica Anchieta, para exportação à Europa. Por lá, ele foi vendido com o motor 1.4 naturalmente aspirado movido a gasolina, uma configuração jamais oferecida no mercado brasileiro.

Normalmente, as alterações feitas para exportação incluem motores movidos exclusivamente a gasolina e outros ajustes específicos. Por isso, listamos cinco modelos fabricados no Brasil e destinados ao mercado internacional.

Ram 700

Ram 700 Laramie preta parada de frente
RAM 700 Laramie [Foto: Divulgação]

A Ram 700 é um exemplo de rebranding, similar ao que ocorre com a Fiat Titano, vendida no México como Ram 1200. As mudanças incluem a substituição dos emblemas e detalhes visuais. Sob o capô, o modelo exportado traz os motores 1.3 Firefly naturalmente aspirado, com 99,3 cv, e 1.0 turbo, com 120 cv, ambos movidos apenas a gasolina.

Volkswagen Nivus 170 TSI

O SUV-cupê é produzido na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, e exportado principalmente para a Argentina. Por lá, ele está disponível nas versões 170 TSI, Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI. A versão 170 TSI traz câmbio manual de cinco marchas e motor de 95 cv e 16,8 kgfm — configuração inédita no Brasil.

Jeep Commander

Jeep Commander
Jeep Commander/ Meridian [Foto: Divulgação]

Fabricado no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, uma das plantas mais modernas da Stellantis, o Jeep Commander é exportado para outros mercados. Na Índia, ele é chamado de Meridian, enquanto no México, ele é vendido na versão Overland com motor 1.3 turbo (T270) de 175 cv e 27,5 kgfm. Já na Argentina, o SUV de até sete lugares está disponível nas versões Limited T270, Limited TD380 e Overland TD380.

Citroën C3

O Citroën C3 é feito no Brasil para exportação
Citroën C3 You [Foto: Divulgação]

Produzido em Porto Real, no Rio de Janeiro, o Citroën C3 é exportado para países como a Argentina, onde está disponível nas versões Feel, Feel Pack e You!. Por lá, entre as opções de motores, utiliza o propulsor 1.6 naturalmente aspirado, associado a um câmbio manual de cinco marchas, gerando 115 cv e 15,3 kgfm.

Renault Kardian

O Renault Kardian é um carro feito no Brasil para exportação
Renault Kardian [Foto: Divulgação]

O Renault Kardian, um dos SUVs mais recentes da marca, é fabricado no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, Paraná. O modelo é exportado para mercados como Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai. Na Argentina, principal destino das exportações, o Kardian é vendido nas versões Techno EDC, Evolution MT, Premiere Edition EDC e Evolution DCT.

Conhece outro modelo produzido no Brasil e exportado para outros países? Escreva nos comentários!


O post Carros fabricados no Brasil que são exportados e você não sabia apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.