Candidatos à Prefeitura de Ilhéus participam de debate da Central de Eleições


Políticos responderam a perguntas feitas por adversários e jornalistas da Rede Bahia. Debate com candidatos à Prefeitura de Ilhéus
TV Santa Cruz
Os candidatos à Prefeitura de Ilhéus, Adélia (PT), Bento Lima (PSD), Coronel Resende (PL) e Valderico Júnior (União), participaram do debate realizado pela Central de Eleições da Rede Bahia na manhã desta terça-feira (3).
Com transmissão ao vivo no g1, o encontro teve quatro blocos e uma hora e meia de duração. O debate foi mediado pela apresentadora Aracelly Romão, da TV Santa Cruz, e teve participações dos jornalistas Alan Oliveira (iBahia), Andreia Silva (TV Bahia), Gabriela Braga (Bahia FM) e Valma Silva (g1 Bahia).
Foram convidados apenas os candidatos de partidos, coligações ou federações que tenham representação mínima no Congresso Nacional prevista em lei. O debate foi dividido em quatro blocos:
Primeiro bloco: candidatos responderam perguntas da Central de Eleições da Rede Bahia;
Segundo bloco: candidatos fizeram perguntas entre si, com temas livres;
Terceiro bloco: candidatos fizeram perguntas entre si, com temas sorteados;
Quarto bloco: candidatos fizeram as considerações finais.
🎙PRIMEIRO BLOCO
Candidatos responderam a perguntas de jornalistas da Rede Bahia.
📝 Pergunta da jornalista Valma Silva (g1 Bahia) para Coronel Resende (PL): o candidato foi questionado sobre a renovação da plantação do cacau na região, que foi afetada no final dos anos 90 pela vassoura de bruxa. Em seus dois minutos de resposta, Coronel Resende afirmou que, caso seja eleito, a prefeitura dará assistência técnica aos agricultores, o que, segundo ele, não foi feito na época em que a praga assolou as plantações de cacau da cidade.
Comentário de Valderico Júnior (União): o candidato afirmou que o cacau é a “cereja do bolo”, mas que também é preciso valorizar a agricultura de forma geral no município, inclusive a familiar.
Complemento da resposta de Coronel Resende (PL): o candidato disse que, caso seja eleito, pretende atrair investidores para Ilhéus, com o objetivo de que eles conheçam o cacau e o chocolate da região, gerando investimentos financeiros.
📝 Pergunta da jornalista Andreia Silva (TV Bahia) para Valderico Júnior (PL): o candidato foi questionado sobre sua proposta de mobilidade urbana, que envolve transporte público nos rios da região. Em sua resposta, Valderico Júnior afirmou que, unido a melhorias no transporte público tradicional, a proposta vai desafogar o trânsito do município e facilitar o trânsito de pessoas que moram em locais mais afastados da sede.
Comentário de Coronel Resende (PL): o candidato afirmou que as estradas do município estão destruídas e que o transporte aquático é uma alternativa principalmente para os distritos que ficam geograficamente próximos dos rios.
Complemento da resposta Valderico Júnior (União): o candidato afirmou que a geografia da cidade possibilita muitas oportunidades de transportes aquáticos e disse que, caso seja eleito, fará um estudo com especialistas para implementar a medida.
📝 Pergunta do jornalista Alan Oliveira (iBahia) para Bento Lima (PSD): o candidato foi questionado sobre os problemas da atual gestão, que apoia sua candidatura. Em seus dois minutos de resposta, Bento Lima afirmou que quando a gestão atual assumiu a prefeitura, foram enfrentados problemas relacionados a crise do cacau, além da pandemia da Covid-19 e das fortes chuvas que atingiram a região do sul da Bahia em 2021.
Comentário de Adélia Pinheiro (PT): a candidata afirmou que ouviu a população durante o período anterior a campanha e que os problemas apontados pelos moradores de Ilhéus foram levados em conta no plano de governo, como saúde, transporte público, infraestrutura, educação e cultura e esporte nas comunidades.
Comentário de Bento Lima (PSD): o candidato afirmou que durante a atual gestão foram solucionados problemas referentes ao lixo e iluminação e que, caso seja eleito, irá solucionar questões referentes a contenção de encostas e macrodrenagem.
📝 Pergunta da jornalista Gabriela Braga (Bahia FM) para Adélia Pinheiro (PT): a candidata foi questionada sobre como melhorar os índices de educação em Ilhéus, já que a cidade teve índice menor do que o esperado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em resposta, Adélia afirmou que a educação é uma das suas prioridades e que, caso seja eleita, ampliará o número de matrículas para que todos os estudantes possam ser atendidos.
Comentário de Bento Lima (PSD): o candidato afirmou que é preciso investir em melhores treinamentos relacionados a empreendedorismo e investir em inovação nas escolas.
Comentário de Adélia Pinheiro (PT): a candidata ressaltou necessidade de concursos públicos para professores de quadros permanentes.
🎙SEGUNDO BLOCO
Candidatos fizeram perguntas entre si, com temas livres.
🔁 Pergunta de Adélia Pinheiro (PT) para Valderico Júnior (União): a candidata questionou o oponente sobre a impossibilidade de asfaltar acessos de ligação das sedes aos distritos de Ilhéus. Em resposta, Valderico Júnior negou que tenha falado sobre a impossibilidade de asfaltamento nos locais e afirmou que a a principal demanda da zona rural é a acessibilidade, o que envolve transporte público e qualidade das pistas.
Comentário de Adélia Pinheiro (PT): a candidata afirmou que, caso seja eleita, tem como compromisso asfaltar as ligações entre a sede e os distritos.
Comentário Valderico Júnior (União): o candidato afirmou que a atual gestão não investiu no asfaltamento da zona rural.
🔁 Pergunta de Bento Lima (PSD) para Coronel Resende (PL): o candidato questionou o oponente sobre como ele pretende gerir a cidade sendo oposição dos governos estadual e federal. Em resposta, Coronel Resende afirmou que o partido político não deve ser levado em consideração, mas sim os cidadãos de Ilhéus.
Comentário de Bento Lima (PSD): o candidato afirmou que é preciso ter um alinhamento político com os governos estadual e federal para arrecadar investimentos para a cidade.
Comentário de Coronel Resende (PL): o candidato afirmou que a política é institucional e não partidária, e por isso terá interações com o governador e com o presidente.
🔁 Pergunta de Coronel Resende (PL) para Adélia Pinheiro (PT): o candidato questionou a oponente sobre obras do Governo do Estado que estão paralisadas em Ilhéus. Em resposta, Adélia Pinheiro afirmou que as obras citadas foram atingidas por licitações e relembrou equipamentos entregues pelo Governo do Estado.
Comentário de Coronel Resende (PL): o candidato afirmou que as obras foram paralisadas sem explicação e que outras construções diferentes foram iniciadas após as paralisações, o que demonstra falta de planejamento.
Comentário de Adélia Pinheiro (PT): a candidata afirmou que as obras seguem regras e licitações e que os motivos das paralisações foram amplamente divulgados nas mídias.
🔁 Pergunta de Valderico Júnior (União Brasil) para Bento Lima (PSD): o candidato questionou o oponente sobre suas propostas para aumentar e agilizar as marcações de exames e regulações. Em resposta, Bento Lima afirmou que a atual gestão fez uma grande reforma na saúde da cidade e que a cidade passou a receber pacientes de outras cidades da região.
Comentário de Valderico Júnior (União Brasil): o candidato afirmou que mesmo com o alinhamento com o Governo do Estado, o município não conseguiu melhorar o cenário da saúde.
Comentário de Bento Lima (PSD): o candidato afirmou que, caso seja eleito, vai criar aplicativos para marcações e recebimento de exames, além de zonear o atendimento médico na cidade.
🎙TERCEIRO BLOCO
Candidatos fizeram perguntas entre si, com temas sorteados.
Primeiro tema: geração de emprego e renda
🔁 Valderico Júnior (União Brasil) pergunta para Adélia Pinheiro (PT): o candidato questionou a oponente sobre suas propostas de curto, médio e longo prazo para aumentar as oportunidades de trabalho na cidade. Em resposta, Adélia Pinheiro afirmou que as propostas de geração de emprego estão no seu plano de governo e envolvem os setores público e privado.
Comentário de Valderico Júnior (União Brasil): o candidato afirmou que a cidade tem o segundo maior litoral do Brasil, além de ser conhecida por causa do escritor Jorge Amado e pela novela Renascer, o que torna importante o maior investimento no turismo.
Comentário de Adélia Prado (PT): a candidata afirmou que a cidade tem oportunidades de geração de emprego no turismo e no meio ambiente, mas principalmente no polo industrial.
Segundo tema: sustentabilidade
🔁 Bento Lima (PSD) pergunta para Valderico Júnior (União Brasil): o candidato questionou o oponente sobre a possibilidade de exploração de áreas de preservação ambiental e perguntou se existem propostas de criação de emprego e geração de renda relacionadas a esses locais. Em resposta, Valderico Júnior afirmou que é preciso ter responsabilidade com o meio ambiente e disse pretende combater o derramamento de esgotos nas praias da cidade.
Comentário de Bento Lima (PSD): o candidato afirmou que o município não tem condições financeiras de, sozinho, explorar as potencialidades do município. Por isso, caso seja eleito, vai trabalhar junto com a iniciativa privada para estimular no setor ambiental.
Comentário de Valderico Júnior (União Brasil): o candidato afirmou que a responsabilidade de fazer os projetos deve ser do prefeito da cidade.
Em atualização
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.