Empresários da indústria, comércio e serviços promovem ‘Ato pela Reforma Tributária’ em Manaus

Representantes da indústria, do comércio, dos serviços e do setor primário promoveram o “Ato pela Reforma Tributária” para reconhecer o trabalho dos parlamentares amazonenses na defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM).

O evento que aconteceu nesta sexta-feira (7/2), na Fieam, destacou as atuações dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), que garantiram a manutenção da competitividade do modelo econômico do Amazonas na nova estrutura tributária do país.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e dos deputados federais Pauderney Avelino (União Brasil), Sidney Leite (PSD), Fausto Junior (União Brasil) e Saullo Vianna (União Brasil).

Lideranças empresariais reforçaram a importância da união de todos os setores para assegurar a continuidade dos investimentos no estado.

Antônio Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), ressaltou a importância da união dos representantes do poder legislativo do Amazonas na defesa da ZFM.

“Estamos aqui para celebrar a união vitoriosa dos representantes do poder legislativo do Amazonas e para agradecer o trabalho desempenhado que assegurou o ambiente capaz de garantir a continuidade do desenvolvimento do nosso estado, dos nossos investimentos, nossos empregos e nossas receitas”, afirmou.

Ele também alertou que novos desafios surgirão e que é essencial manter a atenção para assegurar a competitividade da região.

Ralph Assayag, presidente da CDL-Manaus, destacou que a preservação do modelo econômico evita perdas significativas de mais de 450 mil empregos no comércio.

Durante seu discurso, Omar Aziz reforçou os agradecimentos ao presidente Lula, aos oito deputados federais do estado e aos outros dois senadores pelo compromisso com a ZFM.

“Temos 3 momento históricos da ZFM que o Amazonas não vai esquecer. O decreto de criação da ZFM, a Constituição que teve como relator o ex-senador Bernardo Cabral, e agora com o Eduardo como relator da reforma tributária garantindo a competitividade e o crescimento da ZFM. Estou muito feliz porque eu vivi um dos momentos históricos que foi a regulamentação da reforma tributária.” destacou o senador.

Ele também destacou o empenho de Lula em manter a BR-319 como prioridade, criticou a postura da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e defendeu a regulamentação da extração de minérios para gerar empregos e fortalecer a economia local.

Segundo Omar, a segurança jurídica garantida pela reforma permitirá a ampliação das indústrias e um aumento expressivo no número de empregos na região, que em sua previsão, deve alcançar 140 mil empregos em 2025.

Eduardo Braga ressaltou que a luta pela ZFM é contínua e que a reforma tributária representa uma mudança drástica na economia do país.

“Vencemos mas não ganhamso a guerra. Há 50 anos o Amazonas tem exatamente esse desafio. Vencer uma guerra por dia para poder manter a ZFM. Manter a ZFM representa a sobrevivencia do nosso povo.” afirmou Braga.

Ele alertou para o desafio da transição da arrecadação da origem para o destino e defendeu medidas compensatórias para evitar perdas financeiras para o Amazonas.

O senador destacou que a articulação com o governo federal foi fundamental para preservar os incentivos fiscais da ZFM, garantindo sua relevância na economia nacional.

“Essa reforma não seria possível se não fosse a vontade política do presidente Lula. Só não defende a ZFM quem não conhece a Zona Franca de Manaus. Foi com essa garantia do presidente Lula que nós tivemos o apoio e o alinhamento político necessário para construir a solução técnica.” destacou o senador.

Leia Mais:

  • BNDES tem negado crédito a produtores rurais do Amazonas, entenda o motivo
  • Aleam define lideranças das comissões técnicas para novo biênio; confira a composição
  • Edital de R$ 9 milhões para projetos sustentáveis no Amazonas encerra em 14 de fevereiro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.