Ford admite: picapes e SUVs elétricos não são bons

Se você é fã dos veículos da Ford não precisa se preocupar, a menos que você esteja procurando um elétrico com boa capacidade de reboque. As picapes e SUVs elétricos da Ford são bons, só não são para reboque. Mas o problema está especificamente em modelos com baterias pequenas.  

A F-150 Lightning foi uma grande aposta da Ford em 2022, ao lançar uma variante elétrica não só do seu modelo mais vendido, como do veículo mais vendido dos EUA. O resultado? A F-150 Lightning vende razoavelmente bem até hoje. Só que precisamos falar um pouco sobre sua capacidade de reboque.  

Durante a teleconferência financeira da Ford de 2024, Jim Farley, CEO da marca, explicou que carros elétricos com baterias de tamanho normal ou com autonomia estendida não são uma boa plataforma para reboque: “Se você rebocar, não é uma boa tecnologia. As baterias têm que ser muito grandes”. Porém, o problema das baterias grandes é o custo.  

Ford F-150 Lightning - Ford picapes e SUVs elétricos
Ford F-150 Lightning [divulgação]

“Para [veículos] elétricos de varejo maiores, a economia é insolúvel”, disse ele. “Esses clientes têm casos de uso muito exigentes para um veículo elétrico. Eles rebocam, saem da estrada, fazem longas viagens rodoviárias. Esses veículos têm pior aerodinâmica e são muito pesados, o que significa baterias muito grandes e caras. Os clientes de varejo mostraram que não pagarão nenhum prêmio por esses grandes EVs”, explicou o CEO.  

Ford terá novos SUVs e picapes elétricos? 

Exatamente por este motivo, a Ford cancelou quaisquer planos de SUVs elétricos grandes ou com três fileiras de bancos. Algumas especulações foram feitas sobre a Ford produzir uma caminhonete elétrica para fazer companhia a F-150 Lightning. Porém, as declarações de Farley podem confirmar que este veículo não irá para frente.  

Ford Maverick Hybrid Lariat - Picapes e SUVs elétricos da Ford
Ford Maverick Hybrid Lariat [Auto+ / João Brigato]

No entanto, a Ford continua trabalhando nos planos de produzir um carro elétrico com alcance estendido (EREVs), que usam o motor a combustão para carregar baterias menores. “A Ford desenvolverá plataformas flexíveis, de carroceria sobre chassi e monobloco que serão projetadas para esses trens de força multienergia que são necessários, dadas as realidades de acessibilidade do cliente e requisitos de alcance”, discorreu Farley.  

Você acha que a Ford deveria apostar mais em picapes e SUVs elétricos ou híbridos? Conte para nós nos comentários. 


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