Más notícias: Daron Malakian diz que “mudou de ideia” sobre novo disco do System Of A Down

Bizarro: guitarrista do System of a Down celebra cover feita com armas de fogo e bateria
Foto por Nicole Lemberg / Reprodução / Instagram

Daron Malakian, guitarrista e cofundador do System Of A Down, compartilhou algumas reflexões sobre sua icônica banda que podem ter mexido com alguns fãs.

O músico conversou recentemente por cerca de duas horas com o renomado produtor Rick Rubin, com quem o SOAD tem uma longa história, sobre sua carreira e a trajetória da aclamada banda.

Enquanto muitos fãs ainda criam expectativa de que os membros do System Of A Down irão superar suas diferenças e retornarão ao estúdio, isso parece ser um pouco improvável para Daron Malakian. Sobre o que já foi lançado pelo grupo, o guitarrista disse (via The PRP):

“Estou orgulhoso dos discos. Não vivo com nenhum arrependimento de nada assim. Mas teria sido legal ver para onde a banda teria evoluído se continuássemos lançando música. Se lançarmos um álbum agora, está tão longe de [‘Hypnotize’/’Mezmerize’] que não continua a história para mim.”

Após Rubin sugerir que a banda poderia “parecer começar uma nova história”, Malakian foi direto e disse que mudou de opinião ao longo dos anos:

“Houve um tempo em que isso pode ter sido algo que eu queria. Não tenho certeza do quanto eu quero isso agora — tenho certeza de que as pessoas não ficarão muito felizes em ouvir isso de mim. Não estou no mesmo lugar em que estava talvez 10 anos atrás.”

Que pena, né?

Embate criativo entre os membros do System Of A Down

Na conversa, o guitarrista também falou sobre o embate criativo que surgiu com o vocalista Serj Tankian durante as sessões de composição e gravação dos últimos discos lançados pela banda, Hypnotize e Mezmerize, que foram disponibilizados em 2005.

Sobre aquela fase da banda, Daron descreveu como “um momento interessante, porque a dinâmica na banda havia mudado”. O músico ainda apontou que, talvez, o sucesso do grupo tenha influenciado na dinâmica do grupo, e voltou a reforçar: “o coração de Serj não estava nisso da mesma forma”.

Ao ser questionado por Rubin sobre o processo de seleção das músicas que entraram nos discos, Malakian apontou que para ele foi algo “muito democrático”:

“As melhores músicas sempre venceram. É, bem, não posso dizer qual escolher. Não posso dizer a John [Dolmayan , baterista do System Of A Down] qual escolher, mas acontece que muitas das que foram escolhidas eram músicas que eu trouxe. E nada nunca foi feito… Como se ninguém estivesse tentando machucar ninguém.

Era só… Nós éramos… Na minha cabeça, não importa quem escreveu qual música, eu só queria as melhores músicas, e as músicas que funcionassem juntas e fizessem aquele álbum. Sabe, eu só queria o melhor para a banda, o melhor para o álbum.

E nós estávamos em um lugar estranho onde tínhamos um membro que simplesmente não estava de acordo do mesmo jeito que ele estava antes… Eu não quero dizer a coisa errada, porque você diz algo, e então de repente se torna ‘Daron disse isso’, sabe o que quero dizer? Estou tentando ser realmente cuidadoso com minhas palavras. Mas eu senti pressão, porque eu estava tipo… é um momento muito difícil de explicar para mim.”

System Of A Down é Nu Metal?

Além de falar sobre esse tema polêmico, Daron também abordou o assunto batido envolvendo o rótulo que o SOAD recebeu de banda de Nu Metal. Ele acredita que o som da banda poderia ter sido melhor descrito como “metal alternativo”:

“O Korn estava fazendo a coisa deles. O Deftones estava fazendo a coisa deles. Acho que é a cena que as pessoas gostam de chamar de nu metal. Sei que muitas pessoas veem o System Of A Down como nu metal. Nós realmente não vemos dessa forma. Gosto da palavra metal alternativo, talvez mais. Acho que somos um pouco mais experimentais.

…Tínhamos músicas como ‘Spiders’, ‘Aerials’, ‘ATWA’, que tinham… não eram necessariamente influências de metal. Elas poderiam ter sido influências psicodélicas e diferentes tipos de influências de rock. Então, bandas com as quais tocamos em LA, sabe, algumas delas foram contratadas: Static-X, Coal Chamber, de novo, bandas que você coloca na categoria nu metal.

Mas acontece que estávamos por aí na mesma época e viemos pela mesma cena que eles. Mas nunca senti que realmente soássemos como eles. Gosto dessas bandas, todas as bandas que acabei de mencionar, acho que são bandas muito boas. Mas não acho que realmente soássemos como eles. Sinto que estávamos fazendo algo um pouco distante.”

SOAD no Brasil

Mesmo sem expectativas sobre futuros lançamentos da banda, o System Of A Down anunciou uma turnê que passará pelo Brasil depois de mais de 10 anos.

O grupo fará quatro apresentações que acontecerão em Curitiba, no Estádio Couto Pereira, no dia 6 de Maio; no Rio de Janeiro, no Estádio Nilton Santos, no dia 8 de Maio; e em São Paulo, no Allianz Parque, nos dias 10 e 11 de Maio. Os ingressos estão esgotados.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!

O post Más notícias: Daron Malakian diz que “mudou de ideia” sobre novo disco do System Of A Down apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.