5 músicos que odiavam Axl Rose, do Guns N’ Roses

Guns N' Roses compartilha vídeo provando o esforço de Axl Rose para cantar
Reprodução / YouTube

Apesar de ter marcado a história do Rock, principalmente com sua contribuição no Guns N’ Roses, Axl Rose também sempre foi conhecido como uma celebridade bastante controversa.

Nos últimos tempos, o número de grandes conflitos envolvendo o vocalista reduziu bastante. Porém, na época em que seu grupo de hard rock estava no auge e nos anos seguintes em que ele era o único integrante original no grupo, muitos relatos surgiram sobre a dificuldade de conviver com o artista e sobre suas explosões de raiva que chegavam até a ser cômicas em alguns momentos.

Ao longo dos anos, Rose protagonizou conflitos com outros artistas e chegou até mesmo a desmerecer outras bandas que apoiavam seu grupo. Apesar dele alegar em algumas ocasiões que não era o culpado pelas brigas, seus relatos deixavam dúvidas ao olhar para a situação de uma maneira geral, já que muitas vezes aconteceram quando o músico havia exagerado nas bebidas alcoólicas.

À medida que as situações delicadas aconteciam, vários artistas compartilhavam sua aversão ao líder do Guns e explicaram o que motivaram seu desafeto pelo cantor. Confira a seguir alguns desses relatos reunidos pelo Far Out!

5 músicos que odiavam Axl Rose

Kurt Cobain

A rivalidade entre Kurt Cobain e Axl Rose foi um grande marco na cena musical do início dos anos 90.

O líder do Nirvana ficava extremamente incomodado quando faziam comparações entre ele e o vocalista do Guns e, apesar de Rose ter sido inicialmente um grande admirador do grupo que liderava o movimento grunge, Cobain sempre se manifestou contra as músicas da banda e certa vez apontou que o Guns “não tinha absolutamente nada a dizer”.

A tensão entre os músicos aumentou depois de Axl ter tentado convencer o Nirvana a abrir os shows do Guns N’ Roses algumas vezes. Os convites serem sempre negados por Cobain, que não queria associar a imagem de sua banda com o grupo de Rose.

O conflito entre os dois atingiu seu auge no MTV Awards de 1992, quando Courtney Love provocou Axl e Cobain chegou a cuspir no teclado que ele acreditava ser do vocalista – curiosamente, o instrumento era de Elton John.

Em 1993, Kurt voltou a fazer críticas a Axl Rose e soltou o verbo ao expor o que achava do vocalista do Guns: “O cara é um maldito sexista, racista e homofóbico, e você não pode estar do lado dele e do nosso lado.”

Vince Neil

Muitos acreditavam que Axl Rose e Vince Neil, vocalista do Mötley Crüe, se consideravam bons amigos, ainda mais por conta da semelhança entre as origens de suas bandas e estilos musicais. No entanto, o clima entre eles não era dos melhores e isso ficou claro depois de uma premiação da MTV em 1989.

Durante o evento, Neil esperou o Guns descer do palco para atacar fisicamente Izzy Stradlin, músico da banda que supostamente teria agredido sua esposa, Sharise, anos atrás. Ao saber da agressão, Axl Rose ficou furioso e passou a fazer diversas ameaças de morte contra Vince. O assunto rapidamente tomou conta da mídia.

Em 1990, Rose participou de um programa da MTV e reafirmou que tinha interesse em resolver seu conflito com o vocalista do Mötley Crüe em uma briga, porém Neil permaneceu em silêncio sobre o assunto até 1991.

De repente, quando ninguém estava esperando, Vince Neil propôs uma luta pública, com direito a transmissão ao vivo, prometendo que aquela seria a última oportunidade para que eles pudessem resolver suas questões. Todos ficaram eufóricos com a possibilidade da briga mas, como era de se esperar, nada passou do campo da imaginação e a disputa nunca aconteceu.

Eagles of Death Metal

A turnê conjunta do Guns N’ Roses com o Eagles of Death Metal poderia ter fortalecido o vínculo entre as bandas, mas não foi isso o que aconteceu.

Por conta de seus estilos diferentes, a banda de Josh Homme e Jesse Hughes foi vaiada pelos fãs que aguardavam ansiosamente pelo hard rock dos Guns. Piorando a situação, Rose ofendeu o grupo, chamando-os de “pombos do metal de merda” (um trocadilho com o nome da banda, que se traduz para “águias do death metal”), sem nem ter assistido a um de seus shows.

A reação do Eagles foi cancelar sua participação na turnê e Hughes expressou sua insatisfação em uma declaração, apontando que, mesmo com sua banda sendo rejeitada de início, eles conseguiram conquistar a plateia ao final do show, o que tornou a atitude de Axl desnecessária.

A gestão do vocalista do Guns até entrou em contato com o empresário do Eagles para se desculpar e explicou que Rose acreditava que o grupo havia sido uma escolha forçada pela gravadora.

Em entrevista, Hughes disse que eles ainda foram convidados a retornar para a turnê, mas relembrou: “Quando meu empresário me disse isso, eu apenas disse: ‘Você pode dizer para esse filho da puta ir se foder porque eu nunca mais vou passar por isso’”.

Scott Weiland

Axl Rose não aceitou muito bem a saída de Duff McKagan, Slash e Matt Sorum do Guns N’ Roses e o fato dos músicos terem se unido ao vocalista Scott Weiland, do Stone Temple Pilots, para formar o supergrupo Velvet Revolver. Enquanto o novo grupo experimentava o sucesso, Rose e Slash viviam o momento mais frágil de sua amizade e relação profissional.

Em 2005, o vocalista do Guns compartilhou um comunicado alegando que o lendário guitarrista havia lhe visitado para tentar fazer as pazes e ainda tinha chamado Scott Weiland de “fraude”. Em resposta, o vocalista do Velvet Revolver declarou em uma carta publicada online:

“Entre no ringue. Vá para a academia, filho da puta, ou se preferir, compre uma peruca nova, filho da puta… Não pense por um segundo que não sabemos de onde essas palavras vieram. Sua mentezinha sem originalidade e sem criatividade — a mesma mente que teve que depender de seus companheiros de banda para escrever melodias e letras. Quem é a fraude agora, vadia? O que estamos falando aqui é de um homenzinho assustado que um dia pensou que era rei, mas infelizmente, esse rei sem sua corte não passa de uma lembrança do babaca que ele já foi.”

Alguns anos depois, Weiland parece ter mudado sua opinião sobre Rose. Em 2008, após deixar o Velvet Revolver, ele disse em uma entrevista que com o tempo passou a entender a relação entre Rose e os membros do Guns, e reconheceu que o comportamento de Slash e McKagan com ele foi semelhante ao que aconteceu com Rose no passado. O mundo dá voltas!

Chris Cornell

O saudoso Chris Cornell demonstrou seu desafeto por Axl Rose sem mencioná-lo diretamente. Em 1991, quando ainda era novato na cena, o Soundgarden abriu para o Guns N’ Roses e, quase 20 anos depois, o vocalista ainda tinha lembranças não tão agradáveis sobre aquele dia. Em conversa com a Vulture em 2012, Cornell declarou:

“Sem dizer nada negativo sobre Axl, o que eu mais lembro foi Duff e Slash e todos os outros sendo caras comuns, doces e calorosos em uma banda de rock que só queria tocar rock. E então, tipo, havia esse personagem do Mágico de Oz por trás da cortina que parecia complicar o que era a situação mais ideal em que eles poderiam estar: eles eram a banda de rock mais bem-sucedida e famosa do planeta.”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!

O post 5 músicos que odiavam Axl Rose, do Guns N’ Roses apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.