Cinco deputados do Amazonas apoiam PEC do Semipresidencialismo

Cinco dos oito deputados federais do Amazonas assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que sugere a adoção do semipresidencialismo no Brasil.

São eles: Adail Filho (Republicanos), Capitão Alberto Neto (PL), Pauderney Avelino (União Brasil), Silas Câmara (Republicanos) e Sidney Leite (PSD).

Os outros três parlamentares da bancada amazonense, Átila Lins (Progressistas), Fausto Júnior (União Brasil) e Amom Mandel (Cidadania), não assinaram a proposta.

A PEC, de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), propõe um modelo de governo em que o presidente da República divide o poder com um primeiro-ministro, eleito pelo Congresso Nacional – uma espécie de “meio-termo” entre o atual presidencialismo e o parlamentarismo.

O autor da proposta já conseguiu mais do que o mínimo de 171 assinaturas para que o projeto seja aceito, mas pretende protocolá-lo apenas quando alcançar 300 assinaturas.

A mudança no sistema de governo já foi defendida pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) e conta com a simpatia de autoridades do alto escalão do Judiciário.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, afirmou no ano passado que o semipresidencialismo poderia representar “uma forma de estabilização para a democracia”. Mais recentemente, no fim de janeiro, o ministro Gilmar Mendes também se posicionou a favor do modelo.

Leia Mais:

  • Maioria no Norte é contra casamento entre pessoas do mesmo sexo, indica pesquisa
  • CPFs de dez milhões de brasileiros estão ligados a fraudes financeiras, diz Febraban
  • Governo Federal lança plano para reforçar segurança na Amazônia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.