Maioria no Norte é contra casamento entre pessoas do mesmo sexo, indica pesquisa

Pesquisa realizada pelo PoderData entre 25 e 27 de janeiro deste ano, revelou que 54% dos moradores da Região Norte são contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, enquanto 40% apoiam a união homoafetiva. Outros 7% não souberam responder.

A região só perde para o Centro-Oeste, onde 66% são contrários à união entre pessoas do mesmo sexo.

No cenário nacional, o levantamento aponta que 48% dos brasileiros são favoráveis ao casamento homoafetivo, um aumento de 2 pontos percentuais em um ano.

Já 42% se dizem contrários, número que cresceu 1 ponto no mesmo período. Os indecisos somam 10%. A margem de erro geral da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Os dados mostram que o apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo é maior entre adultos de 25 a 44 anos (55%), moradores do Sudeste (56%), pessoas com ensino superior (59%) e aqueles com renda acima de cinco salários mínimos (61%).

Por outro lado, a oposição é mais expressiva entre pessoas de 45 a 59 anos (51%) e idosos com 60 anos ou mais (50%), além de moradores das regiões Centro-Oeste (66%) e Norte (54%).

A pesquisa também relacionou a opinião sobre o casamento homoafetivo com o voto no segundo turno das eleições presidenciais de 2022.

Entre os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 63% apoiam a união entre pessoas do mesmo sexo e 31% são contra. Já entre os que votaram em Jair Bolsonaro (PL), 53% rejeitam o casamento homoafetivo e 35% são favoráveis.

O estudo entrevistou 2.500 pessoas em 219 municípios das 27 unidades da Federação, por meio de ligações telefônicas para celulares e fixos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Leia Mais:

  • BNDES tem negado crédito a produtores rurais do Amazonas, entenda o motivo
  • Aleam define lideranças das comissões técnicas para novo biênio; confira a composição
  • Edital de R$ 9 milhões para projetos sustentáveis no Amazonas encerra em 14 de fevereiro
Adicionar aos favoritos o Link permanente.