Vídeo que homenageia voluntários que atuam com manejo integrado do fogo têm relatos de brigadistas do Baixo Tapajós


No filme produzido pelo projeto Voluntariado no MIF, seis brigadistas voluntários contam o que os motiva a continuar lutando em defesa das florestas. Documentário dá protagonismo aos voluntários que se dedicam no combate a incêndios florestais
Samar Maciel / Instituto Cafuringa
Quem são os voluntários que atuam em brigadas de combate e prevenção a incêndios florestais no Brasil? A pergunta é o mote do segundo vídeo institucional do projeto Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo, iniciativa que visa apoiar a estruturação da Estratégia Federal de Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo do Ministério do Meio Ambiente. O filme, lançado na semana passada, em homenagem ao Dia Nacional do Voluntariado, destaca o protagonismo de quem dedica a vida em defesa das florestas e da causa socioambiental.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Dirigido por Amilton Sá, cineasta e voluntário da Rede Contra Fogo, o curta-metragem mostra depoimentos de seis brigadistas voluntários e o que os motiva a continuar lutando em defesa das florestas. Além dos relatos, o filme também apresenta imagens de iniciativas de combate a incêndios florestais, educação ambiental e recuperação de áreas degradadas realizadas por voluntários de diversos biomas do país.
Brigadista voluntário de Minas Gerais
Acervo Brigada
Entre os depoimentos estão os relatos de dois brigadistas da região do Baixo Tapajós: Tainan Kumaruara, da brigada Guardiões do Território Kumaruara, e, João Romano, da Brigada de Alter do Chão. A região se destaca nacionalmente pela atuação de grupos voluntários dedicados à prevenção e combate aos incêndios florestais no país. De acordo com um levantamento do Instituto IPÊ, realizado em 2023, Santarém é o município com maior número de brigadas voluntárias e comunitárias do país, com 12 brigadas.
O vídeo está disponível no canal do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas no Youtube. Assista abaixo.
“O que me move a continuar sendo voluntariado é saber que existem muitas pessoas que, assim como eu, também querem fazer alguma coisa em defesa do meio ambiente”, afirma Rafael Gava. “O que me motiva é a minha ancestralidade. É o meu compromisso em garantir que a mãe Terra continue nos fornecendo tudo que precisamos para viver”, relatou Tainan Kumaruara.
Para Angela Pellin, coordenadora de projetos do IPÊ, o filme é uma excelente oportunidade para conhecer quem constrói as iniciativas de voluntariado no Manejo Integrado do Fogo espalhadas pelo país. “Os relatos compartilhados pelos brigadistas são inspiração para todos nós sobre boas práticas de voluntariado em conservação ambiental“, destacou.
Voluntariado no MIF
O curta-metragem faz parte de uma série de três vídeos institucionais do projeto Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo. O primeiro foi lançado em setembro de 2023 e o terceiro está previsto para 2025.
Assista aqui o primeiro vídeo da série sobre Voluntariado no MIF.
Voluntários da Brigada de Alter em ação
Acervo Brigada de Alter
O projeto é uma iniciativa executada pelo IPÊ, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com a Coordenação de Manejo Integrado do Fogo (CMIF) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e financiada pela Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.