Taxação de Trump pode aumentar preços dos carros nos Estados Unidos

A taxação de Trump de 10% sobre as importações da china, anunciada no último sábado (31/01), pode afetar os preços dos carros nos Estados Unidos. 

Embora a medida não incida diretamente sobre os veículos, ela atinge autopeças, o que pode elevar os custos de produção e, consequentemente, o valor final dos automóveis para os consumidores. 

Taxação de Trump pode aumentar preços dos carros nos Estados Unidos  - Foto: Getty Images
Taxação de Trump pode aumentar preços dos carros nos Estados Unidos  – Foto: Getty Images

 

Taxação de Trump pode aumentar preços dos carros nos Estados Unidos 

De acordo com a Comissão Internacional de Comércio, nos últimos anos, os Estados Unidos importaram da China entre US$ 15,4 bilhões e mais de US$ 17,5 bilhões em insumos e bens de transporte anualmente. 

Desse total, de US$ 9 bilhões a US$ 10 bilhões por ano foram em peças e acessórios automotivos para veículos e tratores, entre outros veículos para fins especiais.

Essa dependência da China na cadeia de suprimentos automotivos torna o mercado americano vulnerável a flutuações nos custos de importação. 

Montadoras americanas serão as mais afetadas

As montadoras Ford e General Motors (GM) são as mais afetadas pela nova tarifa, já que alguns de seus modelos, como o Ford Lincoln Nautilus e o Buick Envision da GM, são fabricados na China. 

Linconln Nautilus - Foto: Divulgação
Linconln Nautilus – Foto: Divulgação

 

No entanto, outras empresas como Volvo e Polestar, que também importam seus veículos da China, têm buscado alternativas para mitigar o impacto da tarifa, como a mudança de seus planos de produção. 

Apesar do impacto direto em veículos fabricados na China ser relativamente pequeno — 0,6% dos veículos vendidos nos EUA em 2024 — a tarifa sobre autopeças é motivo de preocupação. 

Peças mais caras com decisão

A China é um fornecedor essencial de componentes automotivos para as empresas americanas, incluindo baterias e matérias-primas para a produção de veículos elétricos. O aumento desses componentes pode afetar os preços, assim como a competitividade dos carros elétricos nos Estados Unidos e suas exportações. 

“Embora as importações de veículos da China sejam mínimas, as importações de autopeças giram em torno de US$ 15-20 bilhões por ano, segundo a Comissão de Comércio Internacional dos EUA, e a China é uma parte essencial da cadeia de fornecimento de baterias/armazenamento (especialmente baterias LFP usadas em armazenamento de energia em escala de serviços públicos)”, disse o analista do Goldman Sachs, Mark Delaney, em uma nota de investimento no domingo.

De acordo com  National Highway Traffic Safety Administration, muitos veículos elétricos fabricados nos EUA, Canadá e México utilizam um grande percentual de componentes chineses:

Genesis G80 EV (25%); 

Hyundai Kona EV (50%); 

Hyundai Ioniq 5 N (30%; ); 

Kia EV9 (35%);

Niro Electric (25%); 

Nissan Ariya EV (40%); 

Toyota bZ4x EV (20%);

RAV4 PHEV (20%); 

Volkswagen ID Buzz EV (25%).

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