Bombeiros caminham 1 km de subida com mochilas de água para conter fogo no maior parque ambiental do Acre; VÍDEO


Cerca 30 homens trabalham no combate ao fogo no local nesta segunda-feira (2) em Mâncio Lima. Proporção dos danos só vai ser medida após contenção das chamas. Bombeiros caminham 1km de subida com mochilas cheias de água para conter fogo no AC
Cerca de 30 bombeiros militares ajudaram a conter as chamas em um incêndio que atingiu cerca de 10 hectares do Parque Nacional da Serra do Divisor, na cidade de Mâncio Lima, no interior do Acre. O fogo iniciou no sábado (31) e perdurou até o domingo (1º), quando a equipe foi enviada ao local para conter as chamas. (Veja acima vídeos do incêndio)
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Segundo o capitão Josadac Cavalcante, comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) em Cruzeiro do Sul, que enviou uma equipe ao local, além da equipe dos bombeiros, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor da unidade de conservação e a comunidade local estão ajudando a apagar o fogo no parque.
Cavalcante explica que o local é de difícil acesso, principalmente para transportar água onde está queimando.
“Eles estão subindo o morro, é uma atividade bem dificultosa, porque para se transportar a água até o local do incêndio, é mais de um 1 km de distância do rio até lá, e só se tem acesso ali através de trilhas no interior da selva, subindo as montanhas” afirma.
O comandante comenta que, por conta do desnível da unidade de conservação, com mais de 160 metros, a subida equivale a um prédio de 50 andares, salientando que esse deslocamento é feito dentro da selva.
“Os militares estão fazendo esse combate tanto utilizando as mochilas para transportar água até o topo do morro quanto os materiais para fazer a retirada do material combustível ali, fazendo a raspagem, tirando toda aquela folhagem seca do chão para que o incêndio não avance mais”, declara.
A área estimada já atingida pelo fogo é de 10 a 11 hectares, porém o comandante comunica que só saberão a real proporção do estrago no fim da tarde desta segunda-feira (2).
“No final da tarde, a gente vai tentar fazer esse levantamento melhor com o drone, porque como se propaga de forma rasteira, então não tá queimando a copa, então quando se levanta o drone dá pra ver a área queimada. Então a gente tá fazendo um mapeamento mais minucioso, pra ver se no final da tarde, do início da noite, a gente consegue ter essa quantidade exata”, assegura ele.
Na tarde deste domingo (1º), o governo do Acre divulgou uma nota confirmando o ocorrido e explicando que ainda não é possível confirmar a proporção do incêndio. (Confira a nota completa abaixo).
Incêndio atinge cerca de 10 hectares do Parque Nacional da Serra do Divisor no Acre
Corpo de Bombeiros do Acre
Serra do Divisor
Com uma área de 837.554,36 hectares, o Parque Nacional da Serra do Divisor tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. No lugar, há pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
Pirapora II Serra do Divisor, Serra do Moa, Mâncio Lima
Tácita Muniz/g1
Hoje, ele é considerado um dos maiores potenciais turísticos do Acre, reunindo turistas, pesquisadores e grandes descobertas para a fauna e flora do país.
Dados do Instituto Chico Mendes De Conservação Da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor da unidade, mostram que em três anos foram 1.631 visitas à unidade. Os anos que aparecem com essa contabilização são 2018, 2019 e 2021.
O parque representa para o Acre uma ocupação de aproximadamente 5% do estado. Segundo estudiosos, a Serra do Divisor é o 4º maior Parque Nacional do Brasil.
Nota pública
“O governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), esclarece que a Serra do Divisor é uma Unidade de Conservação de gestão federal, de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O órgão federal é responsável por fazer o acompanhamento com brigadistas e agentes de fiscalização. Já o Estado atua dentro do parque quando há solicitação oficial de apoio.
Neste sábado, 31, o Comando do Corpo de Bombeiros, por meio do Batalhão de Cruzeiro do Sul, recebeu uma solicitação enviada pelo ICMBio para atuar na unidade, especificamente em uma área atingida pelo fogo.
Uma equipe foi enviada para o local neste domingo, 1º, com previsão de chegada por volta das 16h. Deste modo, só será possível verificar a dimensão e a intensidade do incêndio após a avaliação da equipe in loco.
Por fim, esclarece que o apoio prestado pelo CBMAC na unidade de conservação não compromete o atendimento em nenhuma das bases do Juruá.
Cel Charles Santos
Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Acre.”
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.