Garis do Rio coletam 28 toneladas de lixo em 2 dias de Carnaval

Garis limpam ruas do Rio de Janeiro após primeiro final de semana de blocos de CarnavalWilliam Werneck/ Divulgação

Os dois primeiros dias de blocos de Carnaval de rua no Rio de Janeiro geraram cerca de 28 toneladas de lixo. A festividade começou oficialmente durante o último final de semana, nos dias 1 e 2 de fevereiro. 

A coleta foi realizada pela Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) e aconteceu antes, durante e após a passagem dos blocos de rua. A prefeitura realiza operação maior que a de 2024.

Lugares com mais lixo

De acordo com comunicado da prefeitura do Rio de Janeiro, os blocos que mais geraram lixo foram:

  1. Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária, na Praça Mauá: 12 toneladas;
  2. Carrossel de Emoções, Centro: 6,6 toneladas;
  3. Bloco Chá da Alice, Centro: 6,3 toneladas. 
  4. Ensaio Técnico do Grupo Especial, Sambódromo: restante do peso.

Megaoperação de limpeza

A cidade pediu a Comlurb uma atuação especial durante o Carnaval, acontecendo de modo integral durante os desfiles de blocos de rua.

“O trabalho é realizado nas vias principais em que os blocos desfilam e em todo o entorno, incluindo as vias de acesso e ruas adjacentes, com os serviços de varrição mecanizada, lavagem, esvaziamento de papeleiras e contêineres e remoção de resíduos,” informou a prefeitura.

Além disso, os agentes de limpeza contam com pulverizadores completos com essência de eucalipto para “manter o ambiente mais agradável.” 

Em 2025, a equipe usará mais que o dobro de produtos do ano anterior: 20 mil litros de sabão e 5 mil litros de essência. A principal área de atuação são os banheiros químicos.

Força-tarefa de limpeza

A prefeitura, para entender a demanda de limpeza, dividiu os blocos em três tamanhos: pequeno, médio e mega. Os maiores têm 160 garis e 16 agentes de limpeza dedicados.

Até o fim das comemorações do Carnaval, em 9 de março, a Comlurb espera empregar 7,5 mil garis e 73 agentes de limpeza.

No total, devem ser disponibilizados:

  • 10 mil contêineres de 240 litros de água;
  • 1 mil contêineres de 1200 litros em áreas de concentração dos blocos;
  • 125 pulverizadores;
  • 62 caminhões compactadores;
  • 52 carros lavadores (pipa, vans lava-jato, jateadeiras)
  • 16 caminhões satélites
  • 13 varredeiras de médio porte
  • 8 varredeiras de grande porte
  • 5 carrinhos elétricos.

Fiscalização

Além disso, haverá fiscalização constante de equipes Lixo Zero, responsáveis por fiscalizar infrações como urinar em público e jogar dejetos na rua. O primeiro final de semana teve 21 infrações.

Conforme o artigo 103-A da Lei de Limpeza Urbana, quem for pego urinando na rua receberá multa de R$ 805,07, e quem jogar lixo na rua – incluindo embalagem de alimentos ou bebidas e bitucas de cigarro – será multado em R$ 293,85.

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