Orçamento de 2025 autoriza R$ 2,1 bilhões para realização de novos concursos do governo federal

A proposta de Orçamento para 2025, enviada na sexta-feira (30) ao Congresso Nacional, reserva R$ 2,1 bilhões para novas vagas na administração federal.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, os novos cargos englobam vagas:
já ofertadas no Concurso Nacional Unificado (CNU) — conhecido como “Enem dos concursos”;
já autorizadas pela pasta, como as 820 vagas para o Ibama e ICMBio;
e outras em estudo pelo ministério.
“Portanto, ainda não há uma definição final do número preciso de vagas, que ainda serão definidas”, disse o ministério em nota.
✍️Ao todo, o Orçamento de 2025 prevê a criação de 53,6 mil vagas para o governo federal, mas nem todas serão reservadas para concursos públicos.
A maioria das vagas é para banco de professores e de cargos administrativos na área de educação, além de fixação do efetivo militar e das polícias civil e militar, que são custeadas pelo Fundo Constitucional do Distrito Federal.
Enem dos concursos
As provas do CNU foram aplicadas no último dia 18, reunindo 970 mil candidatos –menos da metade dos inscritos. O Ministério da Gestão divulgou que a abstenção ficou em 54,12%.
Com 2,1 milhões de inscritos, o CNU é o maior concurso já realizado no Brasil. As provas foram divididas em duas etapas e aplicadas ao longo do domingo, dia 18 de agosto, em mais de 200 cidades.
Foram aproximadamente 6,6 mil vagas disponibilizadas em 21 órgãos federais.
Segundo a ministra da Gestão, Esther Dweck, o governo analisa a possibilidade uma segunda edição do concurso em 2025.
Até março de 2025, o governo federal deve anunciar a realização da segunda edição e publicação do edital. A ministra afirmou que o ideal é que uma nova prova aconteça antes das eleições de 2026.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.