Passaporte Agro: entenda como funciona nova ferramenta do Mapa que facilita exportações

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou o Passaporte Agro nesta segunda-feira (3), uma iniciativa criada para oferecer suporte direto a exportadores brasileiros que desejam acessar mercados internacionais recém-abertos.

A nova ferramenta, desenvolvida por meio da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, pretende ampliar o portfólio de produtos e serviços oferecidos pelo Mapa, com o objetivo de gerar oportunidades para os exportadores brasileiros por meio de informações qualificadas.

O programa visa intensificar os esforços para expandir e consolidar a presença do Brasil nos mais de 300 mercados abertos nos últimos dois anos.

Como vai funcionar o Passaporte Agro?

À princípio, o Passaporte Agro será disponibilizado para as associações que representam os setores produtivos envolvidos nas aberturas comerciais. Essa iniciativa também se soma a outras oferecidas pela ApexBrasil, pelo MDIC e pelo MRE.

A ferramenta vai reunir informações detalhadas e atualizadas para fornecer subsídios que auxiliem os exportadores na efetivação de suas vendas.

Entre os conteúdos oferecidos, estão:

  • Orientações sobre o registro de produtos;
  • Listas de potenciais compradores;
  • Diretrizes para procedimentos alfandegários;
  • Informações mercadológicas específicas.

O objetivo é reduzir barreiras operacionais e incentivar as empresas – especialmente aquelas com menor experiência no comércio exterior – a iniciarem suas exportações de forma estruturada e segura.

Suporte ao setor exportador

Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, o Passaporte Agro reforça a estratégia do governo de não apenas abrir mercados, mas também garantir que os produtores brasileiros tenham o suporte necessário para transformar essas oportunidades em negócios concretos.

‘O Passaporte Agro e o AgroInsights [saiba mais no fim da matéria] são respostas diretas às demandas do setor produtivo e exportador brasileiro, desenvolvidas após um período de escuta ativa com os principais atores do agronegócio. Com essas ferramentas, não apenas abrimos mercados, mas garantimos que exportadores e produtores tenham acesso a informações estratégicas para aproveitá-los de forma eficiente e competitiva, conhecendo a real dimensão das novas oportunidades comerciais’.

Destacou o ministro Carlos Fávaro.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, complementou sobre o processo de internacionalização do agro brasileiro.

‘A rede de Adidos Agrícolas nos permite ter acesso a informações qualificadas, que de fato serão úteis aos exportadores que desejam iniciar negócios com um mercado recém-aberto, especialmente para aqueles com menor maturidade no comércio internacional. É o Governo sendo ativo, em uma relação de parceria com o setor privado, para que os produtos brasileiros ampliem sua participação no mundo, trazendo renda e emprego para nosso país’.

Secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua

 

AgroInsights: outra ferramenta

No dia 23 de janeiro, a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), anunciou a ferramenta ‘AgroInsights’, que também visa apoiar o cenário das exportações de produtos do agro brasileiro.

A iniciativa foi criada para identificar oportunidades de negócios e fortalecer a posição do Brasil como protagonista no mercado internacional de produtos agropecuário.

O AgroInsight disponibilizará 912 relatórios estratégicos ao longo de 2025, 76 a cada mês, elaborados pelos adidos agrícolas lotados no exterior. Os documentos estão divididos igualmente entre produtos de origem animal (38) e vegetal (38) e incluem, no mínimo, duas oportunidades de negócios específicas para cada mercado-alvo.

A ferramenta serve como um elo entre produtores e exportadores brasileiros e as demandas internacionais, facilitando o acesso a informações relevantes sobre consumo, regulamentações e tendências globais.

Inicialmente os relatórios serão disponibilizados para todas as associações setoriais do Agro.

‘O AgroInsight não é apenas uma ferramenta, é um compilado de oportunidades na integração do Brasil com o mercado global. Ele demonstra o compromisso do Mapa em impulsionar o setor agropecuário exportador, fomentando inovação, sustentabilidade e oportunidades para os produtores brasileiros’.

Ministro Carlos Fávaro

Novos mercados abertos

O agronegócio brasileiro alcança 321 novas oportunidades de negócio desde o início de 2023, com abertura do mercado para exportações. O trabalho do Mapa é em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Da Redação Na Rua News

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